Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Maria Gomes Galdino de-
dc.date.accessioned2020-02-13T19:55:20Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2020-02-13T19:55:20Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16808-
dc.description.abstractThrough the n. 11.892/2008 Law, there was a reorganization and institution of the Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica and the Institutos Federais process and the Institutos Federais are part of this historical structure of expansion and internalization of professional education in the country, rewarding a social function in vocational exercise and in the pursuit of an accompanying egalitarian nation plan. Hence, this study aims to investigate the contribution of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campina Grande campus, for regional development, based on its extension and culture actions. We present a historical approach concerning the expansion and internalization of the Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica focusing on the national and local scenario in the regional context and we show the Institutos Federais and their relationship with local and regional development. We base the research based on the authors contributions, especially Clélio Campolina Diniz and Danilo Jorge Vieira (2015), who discuss the regional development theme, presenting analyzes and discussions about the object on image. It is a field, bibliographical and documentary research that has a qualitative focus, although it is also used quantitative subsidies, with exploratory characteristics, having in the content analysis the fundamentals for the interpretation of data. Data collection was done through documentary research, as well as interviews and questionnaires applied to the research subjects. We verified that the actions of extension and culture, by promoting the interaction between the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Campina Grande, and the society, reveal aspects suitable to contribute, for the regional development, through the extensionists programs target audience. These contributions of more subjective characteristics are inextricably related to teaching and research, not only directed to economic aspects but, most of all, to the social, cultural and environmental fieldspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lourdes Teixeira (lourdes@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-13T19:55:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2285871 bytes, checksum: 10a17bb645191c35911835636982dede (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-13T19:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2285871 bytes, checksum: 10a17bb645191c35911835636982dede (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectInstitutos federaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectEducation managementpt_BR
dc.subjectRegional developmentpt_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação - Atuação - Extensão e cultura - Campina Grande (PB)pt_BR
dc.titleO Papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Campina Grande, para o desenvolvimento regionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Freire de Carvalho e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353927306775025pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3866182321028693pt_BR
dc.description.resumoCom a Lei n. 11.892/2008, houve o processo de reorganização e instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Institutos Federais fazem parte dessa construção histórica de expansão e interiorização da educação profissional no país, cumprindo uma função social na formação profissional e na busca de um projeto de nação mais igualitária. Assim, esse estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande, para o Desenvolvimento Regional, a partir de suas ações de Extensão e Cultura. Apresentamos uma abordagem histórica a respeito da expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com enfoque para o cenário nacional e o local no contexto paraibano e evidenciamos os Institutos Federais e sua relação com o desenvolvimento local e regional. Fundamentamos a pesquisa a partir das contribuições de autores, sobretudo Clélio Campolina Diniz e Danilo Jorge Vieira (2015), que discutem a temática de Desenvolvimento Regional, apresentando análises e discussões sobre o objeto em tela. Trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental que possui enfoque prioritariamente qualitativo, embora também se utilize de subsídios quantitativos, com características exploratórias, tendo na análise de conteúdo os fundamentos para a interpretação de dados. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa documental, bem como entrevistas e questionários aplicados junto aos sujeitos da pesquisa. Verificamos que as ações de Extensão e Cultura, ao promoverem a interação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Campina Grande, e a sociedade, revelam aspectos aptos a contribuírem, para o Desenvolvimento Regional, através do público-alvo dos programas extensionistas. Essas contribuições de características mais subjetivas, relacionadas de forma indissociável com o ensino e a pesquisa, não estão apenas direcionadas aos aspectos econômicos, mas, sobretudo, aos campos social, cultural e ambientpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons