Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jeyce Scott Lima-
dc.date.accessioned2020-02-17T13:46:44Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-02-17T13:46:44Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16826-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the main issues inherent to the participation of the academic sector regarding the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs), in particular, it focus on the contributions of the Federal University of Paraíba to the implementation of the new agenda through its extension projects. Starting with a review of specialized literature, initially, seeks to identify the main challenges to the implementation of the SDGs, therefore, the role of academia in face of these issues is explored. With the background of this study, the UFPB extension projects approved by the Extension Scholarship Program in 2018 and 2019 are analyzed, establishing a link between these activities and the 2030 Agenda targets, that results in the construction of a large inventory that allows the identification of extension actions in the institution that contribute to the achievement of the 2030 Agenda. It is concluded that being one of the main responsible actors for the production of scientific and technological knowledge in the world, the academic sector retains a critical role in the implementation of the 2030 Agenda and that university extension, as in the case of the Federal University of Paraíba, exemplifies the potential contribution of higher education institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-02-17T13:46:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSLA17022020.pdf: 1164472 bytes, checksum: 82117b1a19844c292a8e9b7cf1ce2a64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T13:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSLA17022020.pdf: 1164472 bytes, checksum: 82117b1a19844c292a8e9b7cf1ce2a64 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectRelações Internacionaispt_BR
dc.titleO papel da universidade na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: uma análise dos projetos de extensão da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Henrique Zeferino de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as principais questões inerentes à participação do setor acadêmico no que concerne à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, analisa-se as contribuições da Universidade Federal da Paraíba para com a execução da nova agenda através de seus projetos de extensão universitária. Partindo de uma revisão de literatura especializada, inicialmente, busca-se identificar os principais desafios na implementação dos ODS, por conseguinte, o papel da academia diante destas problemáticas é explorado. Tendo como plano de fundo este estudo, são analisados os projetos de extensão da UFPB aprovados pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) nos anos de 2018 e 2019, estabelecendo-se um vínculo entre estas atividades e as metas da Agenda 2030, o que resulta na construção de um amplo inventário que permite a identificação de ações de extensão na instituição que contribuem para o alcance da Agenda 2030. Conclui-se que sendo um dos principais responsáveis pela produção de conhecimento científico e tecnológico no mundo, o setor acadêmico conserva um papel crítico na implementação da Agenda 2030 e que a extensão universitária, como no caso da Universidade Federal da Paraíba, exemplificam o potencial de contribuição das instituições de ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSLA17022020.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons