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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16870
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ludmila Martins de-
dc.date.accessioned2020-02-21T12:33:11Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2020-02-21T12:33:11Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16870-
dc.description.abstractThe internal combustion engines’ emissions, one of the biggest concern in modern days, particularly on the diesel ones, places a critical role since the design stage inside manufacturers’ headquarters. The search for practical solutions that can deliver substantial performance results is becoming an industry standard. The predictable oil shortage and the global environment awareness drive researchers to non-conventional energy sources and new – and less harmful for the Earth – combustion processes. Biodiesel presents itself as one possible solution for this equation for internal combustion engines (ICE), where its main quality is to avoid diesel’s critical problems. To achieve this results, tests have been made on a chassis roll dynamometer with a 2016 model year Chevrolet S10 LT truck on fully stock specifications, using common S10 diesel (that already contains 10% of biodiesel), B15 diesel (loaded with 15% biodiesel) and B100 diesel (pure biodiesel). To make sure if this alternative can fulfill the society’s needs and be used on current vehicles and light trucks, several parameters were measured, such as exhaust gas opacity, peak torque and power and greenhouse gases concentration. This study made possible the analysis of biodiesel’s effect on the engine, showing that this renewable energy source make substantial benefits performance-wise, being the reduction in gas opacity and NOx levels and a 7 whp increase the most notable achievements.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-21T12:33:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2514320 bytes, checksum: d861c2d42a3303ea250cde282e62300f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-21T12:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2514320 bytes, checksum: d861c2d42a3303ea250cde282e62300f (MD5) Previous issue date: 2019-01-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotores do ciclo dieselpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectDinamômetropt_BR
dc.subjectEmissõespt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectCompression ignition enginespt_BR
dc.subjectDynamometerpt_BR
dc.subjectEmissionspt_BR
dc.subjectPerformance analysispt_BR
dc.subjectMotor - Análise de desempenhopt_BR
dc.subjectIgnição por compressãopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho e emissões de um motor de ignição por compressão utilizando várias proporções de biodieselpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Antônio Cabral dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774109887296955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674838409138505pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a preocupação com emissões geradas por motores de combustão interna, e em particular motores utilizando óleo diesel, é um pré-requisito ligado aos seus projetos. Busca-se cada vez mais alternativas praticáveis e que apresentem resultados significativos na redução de poluentes. A previsível escassez de petróleo aliada à consciência ecológica está levando pesquisadores a procurar novas fontes de energia e processos de combustão mais eficientes e menos poluentes. Uma das possíveis soluções para este fim é a utilização de biodiesel nos motores de combustão interna por compressão (ICE), por ser capaz de reduzir os efeitos maléficos causados pelo óleo diesel. Para isto, foram realizados testes em dinamômetro de rolo com um veículo Chevrolet S10 LT, ano e modelo 2016, totalmente original, usando-se como combustíveis óleo diesel comum S10 (que possui originalmente 10% de biodiesel), óleo diesel B15 (com 15% de biodiesel) e biodiesel B100 (100% de biodiesel). Com a finalidade de avaliar a se esta alteração é útil para atender às necessidades da sociedade e o uso em transportes urbanos de cargas e passageiros, foram medidos a opacidade, o torque máximo, a potência máxima e feita a análise dos gases de escape. Através deste estudo foi possível analisar os efeitos do aumento da concentração do biodiesel nos parâmetros citados e concluir que o uso deste combustível de fonte renovável trouxe benefícios, como a redução da opacidade e de emissões de NOx e o aumento de 7 hp na potência medida na roda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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