Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Anna Karyne Martins e Silva-
dc.date.accessioned2020-02-21T19:28:23Z-
dc.date.available2019-04-02-
dc.date.available2020-02-21T19:28:23Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16876-
dc.description.abstractThe present study had as objective to analyze the factors that influenced the students in the decision to abandon the course of Agronomy of the Federal University of Cariri. As a theoretical basis for evasion, we use the concepts defined by the Special Committee on Studies on Evasion in Brazilian Public Universities, created by the Ministry of Education / Secretary of Higher Education (MEC / SESu, 1996), presented in the document Diplomation, Retention and graduate studies in public higher education institutions, besides the contributions of Polydoro (2000) and Veloso; Almeida (2002). The study was developed through an exploratory research with qualitative approach, with data collection through the application of a structured and closed questionnaire, composed of 64 questions, sent by the Google Forms platform, whose questions dealt with socioeconomic conditions, student/family and student/university relations. In interpreting and analyzing data, we adopt Bourdieu's concept of cultural capital, because we understands that he explains how relations built outside and within the educational environment intersect and affect the teaching and learning process, influencing cases of avoidance. Of the total of 163 students evaded in the period from 2013 to 2017, 47 participated in the research and represented a sample equivalent to 28.8%. The results pointed out that some factors prior to the student's admission to the university are associated with their academic life and indirectly influence the decision to leave the course, for example, the economic condition of the family and parents' schooling. However, the three factors that most influenced students to avoidance are: option for another course with 61.7%, option for another institution with 38.3% and financial condition with 31.9%. Based on these results, we propose the creation of a pedagogical sector with student-oriented attendance, aiming at reducing cases of dropout in the coursept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lourdes Teixeira (lourdes@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-21T19:28:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1705939 bytes, checksum: 936d334ff821f7e76aa3b8da25e58155 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-21T19:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1705939 bytes, checksum: 936d334ff821f7e76aa3b8da25e58155 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAgronomypt_BR
dc.subjectCultural capitalpt_BR
dc.subjectEducação Superior -- Cearápt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cariript_BR
dc.subjectEducação Superior – Evasãopt_BR
dc.subjectAgronomia - Curso - Evasão - UFCA-
dc.titleEvasão no Ensino Superior: uma análise no curso de agronomia da Universidade Federal do Cariript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803963793990481pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciaram os alunos na decisão de abandonar o curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri. Como fundamentação teórica da evasão utilizamos os conceitos definidos pela Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, criada pelo Ministério da Educação/Secretária de Educação Superior (MEC/SESu,1996), expostos no documento Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas, além das contribuições de Polydoro (2000) e Veloso; Almeida (2002). O estudo foi desenvolvido através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com coleta de dados através da aplicação de questionário estruturado e fechado, composto por 64 perguntas, enviado pela plataforma Google Forms, cujas questões abordavam condições socioeconômicas, relação aluno/família e aluno/universidade. Na interpretação e análise de dados adotamos o conceito de capital cultural de Bourdieu, por entender que ele explica como as relações construídas fora e dentro do meio educacional se entrecruzam e repercutem no processo de ensino e aprendizagem influenciando nos casos de evasão. Do total de 163 alunos evadidos no período de 2013 a 2017, 47 participaram da pesquisa e representaram uma amostra equivalente a 28,8%. Os resultados apontaram que alguns fatores anteriores ao ingresso do estudante na universidade estão associados à sua vida acadêmica e influenciaram indiretamente na decisão de abandonar o curso, por exemplo, a condição econômica da família e escolaridade dos pais. Contudo, os três fatores que mais influenciaram os alunos à evasão são: opção por outro curso com 61,7%, opção por outra instituição com 38,3% e condição financeira com 31,9%. Com base nesses resultados, propomos a criação de um setor pedagógico com atendimento voltado para o aluno, visando a redução dos casos de evasão no cursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons