Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Mayara Raquel de Assis-
dc.date.accessioned2020-02-28T11:35:30Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2020-02-28T11:35:30Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16895-
dc.description.abstractThe higher education federal institutions are increasingly investing in management improvements and, consequently, in the decisive process, in order to minimize negative scenarios of high rates of evasion, retention, decrease of enrolled students and, from that, perfect their institutional performance. In addition to this, the investment in analysis and decision-making based in higher education data, in an strategical level, is a rising subject, but it does not yet have many adhesions by a part of the universities, mainly in the Brazilian scenario. In this way, the aim of this paper consists in verifying effectiveness, in the light of the Socio-technical Approach, of the Graduation Data Observatory, that is, the system that utilizes Data Science as a tool to foment decision based in data in Federal Institution of Higher Education. To do so, this research was done by using non-participant observations and semi-structured interviews, alongside with the content analysis technique. In the acquired results, it was evidenced the context of the organization and its decision-making process in terms of structure, technologies, people and tasks. Significant barriers were found in the organization, which have an influence in the decision-making process. However, some effort was noticed, coming from the users, as to analysis and decision fundamentes in data in the institution, however, in an incipient manner, that requires improvements in structural, technological, processual and professional terms. Besides that, the goals of the Data Observatory were analyzed and it was observed that many of these, defined in the creation of the new unit, are not followed in their totality, which allows to conclude that the level of effectiveness of the system is low, thus requires planning and reformulation. In this sense, suggestions for improvements have been proposed, as well as suggestions for future studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-28T11:35:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2704253 bytes, checksum: 16225072d7d0e65c0cc1bca4b5eae473 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T11:35:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2704253 bytes, checksum: 16225072d7d0e65c0cc1bca4b5eae473 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbordagem sociotécnicapt_BR
dc.subjectDecisão baseada em dadospt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectSocio-technical approachpt_BR
dc.subjectAcademic analyticspt_BR
dc.subjectData-driven decisionpt_BR
dc.subjectEffectivenesspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectTomada de decisão baseada em dadospt_BR
dc.subjectObservatório de dados - Abordagem Sociotécnicapt_BR
dc.titleEfetividade de unidade organizacional de fomento a decisões baseadas em dados: uma análise sociotécnica em instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura Júnior, Pedro Jácome de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5392174861908041pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826368998572934pt_BR
dc.description.resumoAs instituições federais de ensino superior têm investido em melhorias na gestão e, consequentemente, no processo decisório, a fim de aperfeiçoar seu desempenho institucional, minimizando cenários negativos de alto índice de evasão, retenção, diminuição de alunos matriculados. Aliado a isto, tem-se que o investimento em análise e decisão baseada em dados no ensino superior, em nível estratégico, é um tema em ascensão, mas que ainda não possui muitas adesões por parte das universidades, sobretudo em cenário brasileiro. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho consiste em verificar efetividade, à luz da Abordagem Sociotécnica, do Observatório de Dados da Graduação, isto é, unidade que utiliza Data Science como ferramenta para fomento de decisão baseada em dados em Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto, a pesquisa foi realizada fazendo uso de observações não participantes e entrevistas semiestruturadas, em conjunto com a técnica análise de conteúdo. Nos resultados obtidos, evidenciou-se o contexto da organização e seu processo decisório em nível de estrutura, tecnologias, pessoas e tarefas. Constatou-se entraves significativos na organização que influenciam no processo decisório, contudo, também foi observado esforço, por parte dos usuários, de análise e decisão fundamentada em dados de forma ainda incipiente, que requer melhorias em âmbito estrutural, tecnológico, processual e dos profissionais. Além disso, foram analisados os objetivos do Observatório de Dados e observou-se que grande parte desses, definidos na criação da nova unidade, não são seguidos em sua totalidade, o que permite concluir que o nível de efetividade do sistema é baixo, logo, requer planejamento e reformulação. Neste sentido, sugestões de melhorias foram propostas, além de sugestões para estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons