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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16905
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Eduardo Martins de-
dc.date.accessioned2020-02-28T17:12:48Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2020-02-28T17:12:48Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16905-
dc.description.abstractThe present study aimed to present an accessibility check in the student portal of the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA) of the Federal University of Paraíba (UFPB). SIGAA is configured as the main digital medium accessed by the institution's students. In this way, providing a properly accessible academic virtual environment should be one of the main measures adopted by the UFPB. Aiming always at the fulfillment of the aspirations of society and of every academic community for more egalitarian and just conditions to access and experience in higher education, independent of any physical, motor, sensory, mental or psychic limitations. In addition, there are normative and legal aspects that the institution is obliged to fulfill as a higher education environment of the federal scope. The research was based on two moments: (I) automatic verification of accessibility and (II) interviews with students with visual impairment (DV) that have a link in the Nucleus of Special Education (Nedesp / UFPB). Methodologically, the research is characterized as an exploratory and descriptive type with a qualitative approach. The data obtained in the interviews were analyzed and interpreted in the light of Content Analysis (CA). The results verified in this research indicate the existence of accessibility issues in the SIGAA to be better thought by the sectors responsible for the management of the system. Finally, it is concluded by the importance of the complementarity of different approaches used in the identification of accessibility problems. Adopting whenever possible the participation of people with disabilities to better understand the situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-28T17:12:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3997184 bytes, checksum: 8d3befdaa946ca40a8f1687929c7aed7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T17:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3997184 bytes, checksum: 8d3befdaa946ca40a8f1687929c7aed7 (MD5) Previous issue date: 2019-05-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVerificação automática de acessibilidadept_BR
dc.subjectSistema acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectDigital accessibilitypt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectAutomatic accessibility checkpt_BR
dc.subjectAcademic systempt_BR
dc.subjectFederal University of Paraibapt_BR
dc.subjectSistema de computação - SIGAA - Portal discentept_BR
dc.subjectVerificação de acessibilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidade - Pessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleVerificação de acessibilidade no portal discente do sistema acadêmico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Izabel França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774920113255079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176428481940010pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou apresentar uma verificação de acessibilidade no portal discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O SIGAA configura-se como principal meio digital acessado pelos discentes da instituição. Desse modo, disponibilizar um ambiente virtual acadêmico devidamente acessível deve ser uma das principais medidas adotadas pela UFPB. Visando sempre o cumprimento dos anseios da sociedade e de toda comunidade acadêmica por condições mais igualitárias e justas ao acesso e a vivência no ensino superior, independente de qualquer limitação física, motora, sensorial, mental ou psíquica. Além disso, existem aspectos normativos e legais ao qual a instituição se obriga a cumprir enquanto ambiente de ensino superior do âmbito federal. A pesquisa foi fundamentada em dois momentos: (I) verificação automática de acessibilidade e (II) realização de entrevistas com discentes com deficiência visual (DV) que possuem vínculo no Núcleo de Educação Especial (Nedesp/UFPB). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados e interpretados sob a luz da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados apurados nesta pesquisa apontam a existência de questões de acessibilidade no SIGAA a serem tratadas pelo setor responsável pela gestão do sistema. Por fim, conclui-se pela importância da complementariedade de diferentes abordagens utilizadas na identificação de problemas de acessibilidade. Adotando sempre que possível participação das pessoas com deficiência para melhor compreensão da situação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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