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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16908| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A educação popular na Casa dos Sonhos em Santa Rita – Paraíba |
| Autor(es): | Pereira, Nelma Rejane Olinto de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
| Resumo: | A presente pesquisa situa-se no âmbito da Educação Popular tendo como conceitos estruturantes o Cuidado, Emancipação, Empoderamento, Autonomia e a Libertação. A Casa dos Sonhos é um ambiente de produção de um saber popular e do nascimento de uma ação popular. Para nós, à medida que conhecemos tal organização, percebemos o envolvimento dos educandos e educadores na construção de uma educação popular progressista e libertadora. A Associação representa um autêntico movimento e lugar de Educação Popular que concretiza os vários elementos da pedagogia freiriana e da perspectiva libertadora de pensadores e educadores latino-americanos. A Associação Social Casa dos Sonhos possui o objetivo de contribuir na formação de crianças, jovens e adultos na perspectiva do cuidado e da libertação. A Associação, localizada na comunidade Santo Amaro no município de Santa Rita, concede assistência às pessoas dessa comunidade e se compromete com uma perspectiva educacional na qual os educandos são verdadeiros agentes de seu processo de libertação e emancipação. Nessa perspectiva constituem-se como objeto de pesquisa as seguintes questões: de que modo as ações de leitura e escrita efetivadas pelo projeto socioeducativo da Associação Casa dos Sonhos se configuram como práxis de Educação Popular? Quais são os elementos que a identificam como práxis de Educação Popular? E como podemos perceber os conceitos estruturantes (cuidado, emancipação e libertação) nas ações da Casa dos Sonhos? A partir desses questionamentos traçamos como objetivo geral: compreender o ponto de partida da práxis da Educação Popular da Associação Casa dos Sonhos, a partir do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes. Escolhemos para fundamentação teóricometodológica deste trabalho a pesquisa qualitativa, e adotamos como abordagem a pesquisa narrativa. Como resultado da metodologia e pedagogia utilizadas, percebe-se a emancipação de jovens e mulheres que se destacam por sua ousadia em enfrentar os dilemas da comunidade, da família e da sociedade. Para tanto, pautamo-nos em autores como Freire (1989; 1996; 2000; 2010; 2014), Giroux (1986; 2006), Boff (2014; 2013; 2005), Brandão (1983; 2002), Streck (2006; 2012; 2014), entre outros que contribuíram teoricamente para nossa pesquisa. Assim, compreendemos que a Casa dos Sonhos inova uma prática de Educação Popular considerando o protagonismo de vários jovens, mulheres e adolescentes da Comunidade de Santo Amaro. |
| Abstract: | The present research is located within the Popular education having as structuring care concepts, Emancipation, empowerment, autonomy and freedom. The Casa dos Sonhos is a production environment to a know popular and the birth of a popular action. For us, as we know that organization, we perceive the involvement of learners and teachers in building a progressive and liberating education. The Association represents a genuine movement and place of Popular education that applies the various elements of pedagogy and freiriana of liberating perspective of Latin American thinkers and educators. The Social Association Casa dos Sonhos has the objective of contributing to the formation of children, youth and adults in care and the liberation perspective. The Association, located in Santo Amaro community in the municipality of Santa Rita, grant assistance to the people of this community and is committed to an educational perspective in which learners are true agents of your process of liberation and emancipation. In this perspective are in the following research questions: how reading and writing actions take effect by the educational project of the Association Casa dos Sonhos are configured as praxis of Popular education? What are the elements that identify as praxis of Popular education? And how can we understand the fundamental concepts (caution, emancipation and Liberation) in the actions of the Casa dos Sonhos? From these questions we as general objective: understand the starting point of the praxis of Popular Education Association's Casa dos Sonhos, from the work with children and adolescents. Theoretical and methodological grounds to this work the qualitative research, and adopt as narrative research approach. As a result of the methodology and pedagogy used, the emancipation of young people and women who stand out for your boldness in confronting the dilemmas of the community, the family and society. To this end, we us in such authors as Freire (1989; 1996; 2000; 2010; 2014), Giroux (1986; 2006), Banks (2014; 2013; 2005), Brandão (1983; 2002), Streck (2006; 2012; 2014), among others who have contributed to our research theoretically. So, we understand that the dream house innovates a Popular education practice considering the role of various youth, women and adolescents in the community of Santo Amaro. |
| Palavras-chave: | Educação popular Cuidado Libertação Emancipação Popular education Caution Release Emancipation Educação extra - Escolar Associação Casa dos Sonhos - Várzea Nova - Santa Rita (PB) |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16908 |
| Data do documento: | 18-Mar-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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