Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Adriana Romero Alves de-
dc.date.accessioned2020-03-02T15:17:16Z-
dc.date.available2020-03-02-
dc.date.available2020-03-02T15:17:16Z-
dc.date.issued2017-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16913-
dc.description.abstractTechnology has been present in our daily lives and the internet has become an important means of expression and communication, transforming relationships in society. Today's children and teenagers are becoming increasingly interested in their news, and are increasingly using social networks. Therefore, there is a need to seek alternatives to bring these means to schools, due the motivation that already exists for their use. Thus using it in teaching is something necessary and didactically feasible. This work initially intended to encourage the appropriation of these means for the construction of knowledge and to identify the motivation of students to use social networks as an aid in their learning. In addition, it aims to encourage discussion on topics addressed among students through online debates. This research intends to evaluate the potential of using social networks in teaching, to report possible difficulties for the use of this resource, to present some social networks and to find ways of using them to add methodological value to the teaching of Science and Biology. For this, a qualitative and quantitative research was carried out in two schools to probe the relation of the students with the social networks and to identify possible forms of use as an educational tool. It is noticed that 95% of the interviewees use social networks, thus demonstrating a new pedagogical niche. It is concluded that computers and cell phones can be supportive tools, and when used properly and meaningfully, there could be an increase in the creativity and motivation of students, making the classroom more dynamic, interactive and providing their students with a collaborative exchange environment of a didactic content and educational resources that can facilitate learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-03-02T15:17:16Z No. of bitstreams: 1 ARAS02032020.pdf: 1414637 bytes, checksum: 5495f73c7840a828b974a35b21b283e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T15:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAS02032020.pdf: 1414637 bytes, checksum: 5495f73c7840a828b974a35b21b283e0 (MD5) Previous issue date: 2017-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePotencial do uso de redes sociais no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Crispim, Maria Cristina Basílio-
dc.description.resumotecnologia tem estado presente no nosso cotidiano e a internet tornou-se um importante meio de expressão e comunicação, transformando as relações na sociedade. As crianças e adolescentes da atualidade estão-se interessando cada vez mais por suas novidades, e usam com mais frequência as redes sociais. Por isso, surge a necessidade de buscar alternativas de trazer esses meios para as escolas, em virtude da motivação que já existe para o seu uso e assim usá-la no ensino, tornando-se algo necessário e didáticamente viável. O trabalho em questão tem como intuito inicialmente, incentivar a apropriação desses meios para a construção do conhecimento e identificar a motivação dos estudantes em utilizarem redes sociais como auxílio em seu aprendizado. Para além disso, pretende incentivar a discussão sobre os temas abordados entre os alunos através de debates online. Esta pesquisa pretente além de avaliar o potencial do uso das redes sociais no ensino, relatar possíveis dificuldades para o uso desse recurso, apresentar algumas redes sociais e buscar formas de como utilizá-las para agregar valor metodológico ao ensino de Ciências e Biologia. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa em duas escolas para sondar a relação dos alunos com as redes sociais e identificar possíveis formas de utilização como ferramenta educacional. Onde percebeu-se que 95% dos entrevistados fazem uso das redes sociais, demonstrando então um novo nicho pedagógico. Conclui-se que os computadores e celulares podem ser ferramentas de apoio, e quando usados de forma adequada e significativa, poderá haver um aumento na criatividade e motivação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica, interativa e fornecendo aos seus educandos um ambiente colaborativo de troca de conteúdo didático e recursos educativos que possam facilitar o aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAS02032020.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.