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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16918
Tipo: TCC
Título: Histórias em quadrinhos: recurso lúdico para o ensino de ecologia e meio ambiente
Autor(es): Vasconcelos , Rafael Souza
Primeiro Orientador: Camarotti, Maria de Fátima
Resumo: A política educacional brasileira sofre com sua desvalorização e estrutura defasada. Com isso, o ensino de ciências também é prejudicado, de modo que, sob esses aspectos é imprescindível que surjam professores dispostos a romper paradigmas em busca da melhoria na qualidade de ensino e que consequentemente almejem promover um aumento na taxa de sucesso na apreensão do conteúdo escolar por parte dos seus alunos. Estratégias metodológicas não tradicionais tendem a ser ótimas ferramentas auxiliadoras nos processos de ensino e aprendizagem, em sua diversidade tem-se as histórias em quadrinhos, as quais podem ser encaradas como recurso didático inovador, que busca exercitar a criatividade, interpretação de textos e criação de figuras, além de estimular a leitura. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a utilização de revistas em quadrinhos como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de ciências e identificar nas revistas em quadrinhos, assuntos pertinentes às temáticas trabalhadas referentes aos temas de ecologia e educação ambiental. , tomando-se como base a pesquisa qualitativa e a observação participante, onde busca-se o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e é desenvolvida a partir da interação entre pesquisadores e membros da situação que se busca investigar. O estudo se deu na EMEF Castro Alves, em João Pessoa, com uma turma de 25 alunos do 9° ano. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um pré-teste, seguindo com as vivências organizadas em forma de oficinas pedagógicas, debates, produções textuais, exposições de material para consulta e análise, em seguida foi aplicado um pós-teste, com o intuito de averiguar se houve alguma melhoria na aprendizagem. Tanto o pré como o pós-teste são compostos de quatro perguntas dissertativas idênticas. A escola apresenta um ambiente propício ao estudo, suas salas de aula são amplas e levemente arejadas, carteiras e cadeiras em bom estado de conservação, dispõe de biblioteca que não recebe nenhum tipo de jornais ou periódicos, tendo ainda, a maioria dos alunos, alguma dificuldade na leitura e escrita. A pesquisa resulta em um número expressivo de alunos que demonstram interesse pela leitura de literatura em geral e, em especial, leitura de histórias em quadrinhos (HQ). Foi evidenciada a eficácia da relação positiva entre a utilização dos gibis e o aprendizado dos alunos, de modo que, todo o desenvolvimento do trabalho se demonstrou prazeroso e dinâmico, estimulando a participação dos estudantes como agentes ativos e seres participantes na construção do seu próprio saber e dos saberes coletivos. O trabalho culminou com a apresentação de histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios alunos. Foi possível aferir que ocorreu uma melhora na apreensão do conteúdo, e, também houve estímulo a leitura, aumento da capacidade de concentração, além de um acréscimo na criatividade, criticidade, capacidade de resolução de problemas e consciência coletiva dos estudantes.
Abstract: The Brazilian educational policy suffers from its devaluation and outdated structure. Thus, science education is also undermined, so that under these aspects it is imperative that there are teachers willing to break paradigms in search of improvement in the quality of teaching and that consequently aim to promote an increase in the success rate in the apprehension of content school by their students. Non-traditional methodological strategies tend to be great tools in the teaching and learning processes, and in their diversity are comic books, which can be seen as an innovative didactic resource, which seeks to exercise creativity, interpretation of texts and creation of figures, besides stimulating reading. The present work aims to investigate the use of comic books as a facilitating tool for the teachinglearning process of sciences and to identify in the comics magazines, subjects pertinent to the topics studied related to the themes of ecology and environmental education, taking as basis qualitative research and participant observation, where community involvement is sought in the analysis of its own reality and is developed based on the interaction between researchers and members of the situation to be investigated. The study was given at EMEF Castro Alves, in João Pessoa, with a class of 25 students from the 9th grade. The data collection was based on the application of a pre-test, followed by the experiences organized in the form of pedagogical workshops, debates, textual productions, material exhibitions for consultation and analysis, followed by a post-test, with the intention of investigating if there was any improvement in learning. Both the pre- and post-test are composed of four identical essay questions. The school has an environment conducive to study, its classrooms are large and lightly airy, desks and chairs in good repair, has a library that does not receive any type of newspapers or periodicals, and most of the students have some difficulty reading and writing. The research results in an expressive number of students who show an interest in reading literature in general and, in particular, reading comics (HQ). The effic acy of the positive relationship between the use of comic books and student learning was demonstrated, so that the whole development of the work was shown to be pleasant and dynamic, stimulating the participation of the students as active agents and beings participating in the construction of their own knowledge and collective knowledge. The work culminated in the presentation of comics produced by the students themselves. It was possible to verify that there was an improvement in the apprehension of the content, and also there was stimulus to reading, increased concentration capacity, as well as an increase in creativity, criticality, problem solving ability and collective awareness of the students.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ecologia
Ensino-aprendizagem - Ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16918
Data do documento: 6-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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