Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MEDEIROS, Heitor Hildack de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T18:36:03Z | - |
dc.date.available | 2016-11-24 | - |
dc.date.available | 2017-07-26T18:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1691 | - |
dc.description.abstract | This monograph addresses the issue of importance to urban centers can bring alternatives to encourage nonmotorized transport through cycling systems, enhancing local sustainable development, and to propose the city and citizens, conditions of living the city out of what is imposed by trade, media and capitalism. In the approach, will be treated as referencethe right to the city as utilities transport integration policy and development of social welfare and access to urban public spaces, beyond the legal approach brought by the national urban mobility policy, in particular to what It refers to the mode of nonpolluting transport, encouraging cicloviários systems in municipalities, which brings a guise of concerns begin deploying efficient systems cycling transport, seekingensure the lowest emission of polluting gases. Finally, the approach to cases as the policies implemented in Curitiba PR and São Paulo SP, and analysis of cicloviário system of João Pessoa PB, with suggestions of policies and projects to be executed in the capital of Paraiba. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-26T18:36:03Z No. of bitstreams: 2 HHM26072017.pdf: 1652767 bytes, checksum: 75cb30baf3f15c03a06b0011d92d6fc8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-26T18:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HHM26072017.pdf: 1652767 bytes, checksum: 75cb30baf3f15c03a06b0011d92d6fc8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-07-26 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA | pt_BR |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | pt_BR |
dc.subject | SISTEMAS CICLOVIÁRIOS | pt_BR |
dc.subject | TRANSPORTES NÃO MOTORIZADOS | pt_BR |
dc.subject | MOBILIDADE URBANA NO BRASIL | pt_BR |
dc.subject | DIREITO À CIDADE | pt_BR |
dc.title | O incentivo ao transporte cicloviário como política de desenvolvimento sustentável e de direito à cidade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FARIA, Maurício Sardá de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799695A7 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CARNEIRO, Vanderson | - |
dc.contributor.referee2 | ACCO, Marco | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8411729D2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico aborda a temática da importância para que os centros urbanos possam trazer alternativas de incentivo a transportes não motorizados, através de sistemas cicloviários, valorizando o desenvolvimento sustentável local, além de propor a cidade e aos cidadãos, condições de viver a cidade fora do que é imposto pelo comércio, mídia e o capitalismo. Na abordagem, será tratado como referência o direito à cidade como política de inserção de transportes utilitários e de desenvolvimento do bem estar social e de acesso aos espaços públicos urbanos, além da abordagem legal trazida pela política nacional de mobilidade urbana, em especial ao que se refere ao modal de transporte não poluente, incentivando os sistemas cicloviários nos municípios brasileiros, que traz uma roupagem das preocupações em começar a implantar sistemas eficientes de transporte cicloviário, buscandogarantir a menor emissão de gases poluentes. E por fim, a abordagem de casos como as políticas implantadas em Curitiba PR e São Paulo SP, e a análise do sistema cicloviário de João Pessoa PB, com sugestões de políticas e projetos a serem executados na capital paraibana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HHM26072017.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons