Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, Heitor Hildack de-
dc.date.accessioned2017-07-26T18:36:03Z-
dc.date.available2016-11-24-
dc.date.available2017-07-26T18:36:03Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1691-
dc.description.abstractThis monograph addresses the issue of importance to urban centers can bring alternatives to encourage nonmotorized transport through cycling systems, enhancing local sustainable development, and to propose the city and citizens, conditions of living the city out of what is imposed by trade, media and capitalism. In the approach, will be treated as referencethe right to the city as utilities transport integration policy and development of social welfare and access to urban public spaces, beyond the legal approach brought by the national urban mobility policy, in particular to what It refers to the mode of nonpolluting transport, encouraging cicloviários systems in municipalities, which brings a guise of concerns begin deploying efficient systems cycling transport, seekingensure the lowest emission of polluting gases. Finally, the approach to cases as the policies implemented in Curitiba PR and São Paulo SP, and analysis of cicloviário system of João Pessoa PB, with suggestions of policies and projects to be executed in the capital of Paraiba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-26T18:36:03Z No. of bitstreams: 2 HHM26072017.pdf: 1652767 bytes, checksum: 75cb30baf3f15c03a06b0011d92d6fc8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T18:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HHM26072017.pdf: 1652767 bytes, checksum: 75cb30baf3f15c03a06b0011d92d6fc8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-07-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPOLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANApt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpt_BR
dc.subjectSISTEMAS CICLOVIÁRIOSpt_BR
dc.subjectTRANSPORTES NÃO MOTORIZADOSpt_BR
dc.subjectMOBILIDADE URBANA NO BRASILpt_BR
dc.subjectDIREITO À CIDADEpt_BR
dc.titleO incentivo ao transporte cicloviário como política de desenvolvimento sustentável e de direito à cidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FARIA, Maurício Sardá de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799695A7pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Vanderson-
dc.contributor.referee2ACCO, Marco-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8411729D2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico aborda a temática da importância para que os centros urbanos possam trazer alternativas de incentivo a transportes não motorizados, através de sistemas cicloviários, valorizando o desenvolvimento sustentável local, além de propor a cidade e aos cidadãos, condições de viver a cidade fora do que é imposto pelo comércio, mídia e o capitalismo. Na abordagem, será tratado como referência o direito à cidade como política de inserção de transportes utilitários e de desenvolvimento do bem estar social e de acesso aos espaços públicos urbanos, além da abordagem legal trazida pela política nacional de mobilidade urbana, em especial ao que se refere ao modal de transporte não poluente, incentivando os sistemas cicloviários nos municípios brasileiros, que traz uma roupagem das preocupações em começar a implantar sistemas eficientes de transporte cicloviário, buscandogarantir a menor emissão de gases poluentes. E por fim, a abordagem de casos como as políticas implantadas em Curitiba PR e São Paulo SP, e a análise do sistema cicloviário de João Pessoa PB, com sugestões de políticas e projetos a serem executados na capital paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HHM26072017.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons