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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16967
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-04T18:45:24Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2020-03-04T18:45:24Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16967-
dc.description.abstractWhile the researches on conspicuous consumption has traditionally analyzed how people spend money on products that symbolize status, this research seeks to investigate conspicuous consumption in relation to time and its relation as subjective well-being. Thus, the objective of this research is to understand how the conspicuous consumption of the time shown in Instagram, influences the perception of the subjective well-being from the users who demonstrate to be occupied. Based on the oral history method, the study was developed with the subjects who uses Instagram to demonstrate that they are busy with their work activity. Data were collected through observation and semi-structured interviews. The results of the research reveals that in all the relationships observed there are positive and negative perceptions about subjective well-being, since the busy lifestyle responsible for physical and psychological costs, neither the excess of work nor its exposure have made this style less aspirational life. It was observed that the conspicuous consumption of time is far beyond the individual presenting himself as busy, since displaying the free time with "conspicuous activities" provided by the work has become significant. Exploring the relationship between subjective well-being and conspicuous consumption of time can be considered the theoretical contribution of this study because it aims to improve the already consolidated literature that advocates the displacement of the traditional idea of preciousness and shortage of products for the time, and yet, has social implications in the sense of bringing a reflection on the awareness of the appropriate use of time in the subject's perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-04T18:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2044778 bytes, checksum: b7d62922fba97e0517340bd4c22b059f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T18:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2044778 bytes, checksum: b7d62922fba97e0517340bd4c22b059f (MD5) Previous issue date: 2019-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo conspícuo do tempopt_BR
dc.subjectBem-estar subjetivopt_BR
dc.subjectEstilo de vida ocupadopt_BR
dc.subjectSociologia comportamental - Consumo do tempo - Bem-estar subjetivopt_BR
dc.subjectConsumo do tempo - Tempo – Consumo conspícuopt_BR
dc.titleDa fuga para o café à fuga para o Instagram: a exibição conspícua do tempo e a sua relação com o bem-estar subjetivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003104035949004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0696710826132083pt_BR
dc.description.resumoEnquanto as pesquisas sobre consumo conspícuo têm tradicionalmente analisado a forma como as pessoas despendem dinheiro em produtos que simbolizam status, esta pesquisa busca investigar o consumo conspícuo em relação ao tempo e a sua relação como bemestar subjetivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como o consumo conspícuo do tempo exibido no Instagram, influencia na percepção de bem-estar subjetivo dos usuários que demonstram estar ocupados. Baseada no método da história oral, o estudo foi desenvolvido com os sujeitos que usam o Instagram para demonstrarem que estão ocupados com sua atividade laboral. Os dados foram coletados através da observação e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que todas as relações observadas, relevam situações de percepção positiva e negativa sobre o bem-estar subjetivo pois sendo o estilo de vida ocupado responsável por custos físico e psicológicos, nem o excesso de trabalho nem a sua exposição tornaram esse estilo de vida menos aspiracional. Observou-se que o consumo conspícuo do tempo está muito além do indivíduo apresentar-se como ocupado, pois exibir o tempo livre com “atividades conspícuas” proporcionadas pelo trabalho tornou-se significativo. Explorar a relação entre o bem-estar subjetivo e o consumo conspícuo do tempo pode ser considerada a contribuição teórica deste estudo pois visa aperfeiçoar a literatura já consolidada que preconiza o deslocamento da ideia tradicional da preciosidade e escassez de produtos para o tempo, e ainda, possui implicações sociais no sentido de trazer uma reflexão sobre a consciência do uso adequado do tempo na perspectiva do sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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