Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Antonia Fagnia Batista-
dc.date.accessioned2020-03-04T23:01:15Z-
dc.date.available2014-09-16-
dc.date.available2020-03-04T23:01:15Z-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16970-
dc.description.abstractIn Brazil, the elderly population is increasing gradually. According to the data raised by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2010) it was pointed out an increase in the population of 65 years old or more, which in 1991 composed a percentage range of 4.8%, in 2000 advanced to 5.9% and in 2010 reached 7.4% of the absolute population. This fact raises a concern about the ability to fully provide a quality of life for the elderly through physical, mental and social well-being, noting the importance of including them into the digital world, since it is an area that is increasingly present in society, facilitating social interaction, job actions, learning, access to information and also leisure. Starting from this assumption, it was noted the opportunity to develop a digital game for seniors as coursework, design techniques can be applied to facilitate the usability and provide possible improvements in the routine of the specific public. For the development of the work, the Lobach methodology (2001) adapted by Souza (2009) and even Baxter (2000) was used. In the implementation of the game we chose to use the Unity software, for providing a development platform where the whole concept could be applied directly, with the configuration of logical structures needed in the C # programming language. For the creation of elements and graphic interfaces Corel Draw, Rhinoceros, Adobe Photoshop and Gimp were used. The product can be used as a stimulant for the user cognition by providing challenges that require quick thinking and stimulates the perception of sight through the element approach with features that can be distinguished and grouped by color.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-04T23:01:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFBP26092014.pdf: 25285874 bytes, checksum: c452aa23cf0e65e231ded812104cc3ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T23:01:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFBP26092014.pdf: 25285874 bytes, checksum: c452aa23cf0e65e231ded812104cc3ca (MD5) Previous issue date: 2014-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectMundo digitalpt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectDigital worldpt_BR
dc.subjectDigital gamept_BR
dc.titleJogo digital para idosospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Myrla Lopes-
dc.description.resumoNo Brasil a população idosa vem crescendo gradativamente. De acordo com os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), foi confirmado um aumento da população com idade igual ou superior a 65 anos, onde no ano de 1991 compunha uma faixa percentual de 4,8%, em 2000 avançou para 5,9% e em 2010 atingiu 7,4% da população absoluta. Esse fato desperta uma preocupação quanto à capacidade de proporcionar integralmente uma qualidade de vida ao idoso, através de seu bem-estar físico, mental e social, observando com isso a importância de incluí-los no mundo digital, por ser uma área que está a cada dia mais presente na sociedade, facilitando a interação social, as ações de ofício, o aprendizado, o acesso à informação e também ao lazer. Partindo de tal pressuposto, notou-se a oportunidade de desenvolver um jogo digital para idosos, como trabalho de conclusão de curso, podendo ser aplicadas técnicas de design para facilitar a usabilidade e propiciar possíveis melhorias no cotidiano do público específico. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada a metodologia de Lobach (2001) adaptada por Souza (2009) e ainda Baxter (2000). Na implementação do jogo optou-se pela utilização do software Unity, por oferecer uma plataforma de desenvolvimento onde todo o conceito pôde ser aplicado de forma direta, com a configuração das estruturas lógicas necessárias, na linguagem de programação C#. Para a criação dos elementos e interfaces gráficas foram utilizados os softwares Corel Draw, Rhinoceros, Adobe Photoshop e Gimp. O produto pode ser utilizado como estimulante para a cognição do usuário, por oferecer desafios que exigem raciocínio rápido, bem como estimula a percepção da visão, através da abordagem de elementos com características que podem ser agrupados ou distinguidos através da cor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia e Meio Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFBP26092014.pdf24,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons