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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16990
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Pollyana Soares-
dc.date.accessioned2020-03-05T22:17:06Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2020-03-05T22:17:06Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16990-
dc.description.abstractFood consumption decisions resulting from the population's lifestyle are related to symbolic dimensions, reflected in food practices that make up social groups. Thus, the objective of this dissertation was to analyze the food well-being, proposed by Block et al. (2011) from the context of the eating habits of vegetarians. Concerning the perspective of the Transformative Consumer Research, this study sought to propose transformative reflections, making possible to wide the understanding about food well-being within the vegetarian subculture. Regarding methodological procedures, the qualitative research approach was adopted. The chosen research method was oral history, using individual interviews with a semi-structured script, anchoring the methodological course based on the use of content analysis. A group of 16 adult individuals, who were adept to vegetarianism, was selected from several brazilian states. Moreover, an observation step was carried out in order to proceed with systematic records for the aforementioned phenomenon. The results of this research indicated that vegetarian consumers have sought to acquire products that promote greater well-being, based on their food consumption behaviors, in which impacts on the promotion of food well-being were evidenced through transformative practices. Therefore it is essential to capture how food well-being is constructed and perceived, as well as its meaning for individuals in the process of structuring food consumption practices in order to boost and collaborate with new studies in the area of consumer well-beingpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lourdes Teixeira (lourdes@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-05T22:17:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4140867 bytes, checksum: 1a8388a72ac8e94cb117c816ecf21932 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T22:17:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4140867 bytes, checksum: 1a8388a72ac8e94cb117c816ecf21932 (MD5) Previous issue date: 2019-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBem-estar alimentarpt_BR
dc.subjectVegetarianismopt_BR
dc.subjectPesquisa Transformativa do Consumidorpt_BR
dc.subjectFood Well-beingpt_BR
dc.subjectVegetarianismpt_BR
dc.subjectTransformative Consumer Researchpt_BR
dc.subjectBem-estar alimentar -- Consumidorpt_BR
dc.subjectVegetarianismo -- Consumo alimentarpt_BR
dc.subjectAlimentos -- Produção e economia da ofertapt_BR
dc.titleBem-estar alimentar e vegetarianismo: um estudo sob a perspectiva da Pesquisa Transformativa do Consumidorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rita de Cássia de Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210649927174422pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749877563542040pt_BR
dc.description.resumoAs decisões de consumo alimentar decorrentes do estilo de vida da população estão atreladas a dimensões simbólicas, refletindo-se em práticas alimentares que perfazem os grupos sociais. Desse modo, o objetivo desta dissertação foi analisar o bem-estar alimentar, proposto por Block et al. (2011), no contexto das práticas de consumo alimentar de indivíduos vegetarianos. Inserindo-se na perspectiva da Pesquisa Transformativa do Consumidor, este estudo buscou propor reflexões transformativas, possibilitando a ampliação do entendimento sobre o bemestar alimentar na subcultura vegetariana. No que concerne aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa de investigação. Em se tratando de escolha do método de pesquisa, optou-se pela história oral, procedendo-se com a realização de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, ancorando o percurso metodológico com base na utilização da análise de conteúdo. Foram entrevistados 16 indivíduos pertencentes à faixa etária adulta, adeptos ao vegetarianismo, pertencentes a vários estados do Brasil. Além disso, efetuou-se uma etapa de observação, a fim de proceder com registros sistemáticos para o referido fenômeno em análise. Os resultados indicaram que os consumidores vegetarianos têm buscado adquirir produtos que propiciem maior bem-estar, consequência de suas condutas de consumo alimentar, em que impactos na promoção do bem-estar alimentar foram evidenciados por meio de práticas transformativas. Torna-se essencial, portanto, captar de que forma o bem-estar alimentar é construído e percebido, bem como o seu significado para os indivíduos, em meio ao processo de estruturação de práticas de consumo alimentar, a fim de impulsionar e colaborar com novos estudos inerentes à esfera do bem-estar do consumidorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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