Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINTO, Rayani Viana-
dc.date.accessioned2017-07-28T18:05:37Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2017-07-28T18:05:37Z-
dc.date.issued2016-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1700-
dc.description.abstractThe Program of Support to the Deficient Student - PAED of the UFPB for inclusive education of students with disabilities was initially carried out through a historical research on Brazilian higher education, followed by Special and Inclusive Education and the inclusion programs that support the disabled in the In order to present it as part of the policy of inclusive education aimed at students with disabilities of the UFPB, in addition to identifying the types of disability attended by the Program with students with disabilities and describing the design Of the PAED. This work was developed through bibliographical and documentary research, as well as a field research, conducted in the form of an interview with the coordinator of the Inclusion and Accessibility Committee - CIA, responsible for the program; She reports that the university respects, in part, the conditions of inclusion to receive a disabled student, as well as some contributions that the program has brought to the educational environment of the UFPB, such as the dissemination of an inclusive culture, pedagogical mediation, locomotion And communication skills for the student with a disability. The Program has limitations, in terms of data availability and access to its participants, besides not having great recognition in its institutional environment, making it necessary to develop studies with this theme, to present the support programs To the population concerned and to have a continuous evaluation in their management and contributions to society in general.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-28T18:05:37Z No. of bitstreams: 2 RVP28072017.pdf: 809296 bytes, checksum: a345ca8459753e3279e5856bfa1dd788 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-28T18:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RVP28072017.pdf: 809296 bytes, checksum: a345ca8459753e3279e5856bfa1dd788 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA (PAED)pt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectINCLUSÃO E ACESSIBILIDADEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.titlePrograma de Apoio o Estudante com Deficiência - PAED na UFPB para educação inclusiva de alunos com deficiêniapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Joseneide Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760199T1pt_BR
dc.contributor.referee1PERAZZO, Flávio-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Hilderline Câmera de-
dc.description.resumoO Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência – PAED da UFPB para educação inclusiva de alunos com deficiência foi realizada, inicialmente, através de uma pesquisa histórica sobre a educação superior brasileira, seguindo pela Educação Especial e Inclusiva e os programas de inclusão que apoiam o deficiente no âmbito educacional, em especial, o PAED, com o objetivo de apresentá-lo como parte da política de educação inclusiva voltada para alunos com deficiência da UFPB, além de identificar os tipos de deficiência atendidas pelo Programa junto aos alunos com deficiência e descrevendo o desenho institucional do PAED. Este trabalho se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, realizada em forma de entrevista com a coordenadora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA, responsável pelo programa; ela relata que a universidade respeita, em parte, as condições de inclusão para receber um aluno com deficiência, além de algumas contribuições que o programa trouxe para o ambiente educacional da UFPB, como a divulgação de uma cultura inclusiva, a mediação pedagógica, de locomoção e de comunicação para o estudante com deficiência. O Programa apresenta limitações, no que se refere à disponibilização de dados e ao acesso a seus participantes, além de não possuir grande reconhecimento em seu ambiente institucional, fazendo com que seja necessário o desenvolvimento de estudos com essa temática, para apresentar os programas de apoio à população interessada e para que haja uma contínua avaliação em sua gestão e nas contribuições à sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVP28072017.pdf790,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons