Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIRA, Hiliane Lilian da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-28T20:38:37Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2017-07-28T20:38:37Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1703-
dc.description.abstractThis study deals with the design of the teachers on the inclusion of disabled students in the regular school system, to both reflect on the trajectory of people with disabilities education since the beginning of mankind plotting major milestone and achievement on the subject. For the research it was interesting to investigate the profile of teachers and their conceptions upon receiving a disabled student in your classroom and how it has developed to include this student. For a long time the schools were tied in exclusive paradigms which separated "normal" children said children who had an abnormality. After the Declaration of Salamanca in 1994 schools are challenged to make the inclusive school, where behind the principle that all children should learn together, regardless of difficulties or differences. A major challenge for Brazilian schools, which can only be effected with the participation of professore involved, but not always these teachers are specialized or prepared to deal with the differences in the classroom so that they can develop the skills that student. However it is important that the disabled student is respected, it is not just entered the school Ambienta, but promoted the full development and inclusion of this student. The survey data were collected through questionnaire, after analysis of the elements found that a portion of the network regulates teachers are not or do not feel prepared to develop teaching strategies that values differences so that they can effectively offer inclusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-28T20:38:37Z No. of bitstreams: 2 HLSL28072017.pdf: 988852 bytes, checksum: 5e2b145e92f63adb95005378b107c3dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-28T20:38:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HLSL28072017.pdf: 988852 bytes, checksum: 5e2b145e92f63adb95005378b107c3dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)pt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.titlePercepção dos professores e uma escola municipal de João Pessoa sobre a inclusão escolar de alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Joseneide Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760199T1pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Hilderline Câmera de-
dc.contributor.referee2CARNEIRO, Vanderson Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8672476E4pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da questão da educação inclusiva com foco na pessoa com deficiência em relação ao seu acesso na escola pública a partir da percepção do professor. O estudo partiu desse objeto, tendo como objetivos de pesquisa: identificar como o professor percebe o acesso do aluno com deficiência na escola pública, como ele compreende a sua atuação junto aos alunos com deficiência na escola; verificar a formação dos professores frente às questões da deficiência e inclusão e analisar como o professor percebe a inclusão escolar de alunos com deficiência a partir de sua realidade vivida. O estudo foi realizado na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, localizada na capital, João Pessoa/PB. Os dados foram coletados através de visitas, observações no local, entrevistas informais com o gestor da escola e da aplicação de questionário a 12 professores que correspondem a 50% do corpo docente da escola. O referido estudo tinha uma hipótese que se comprovou naquela realidade estudada de que os professores ainda apresentam uma frágil formação profissional, apesar de a temática da inclusão ser tratada há mais três décadas no país. Isso foi constatado a partir de várias respostas e, precisamente, pela forma como eles se posicionaram frente às questões da deficiência e da inclusão, quando analisam as próprias práticas e da escola, o que levou a concluir que apresentam uma preparação pedagógica ainda refratária para atuar com alunos deficientes. Mas eles consideraram que isso decorre da parca quantidade de recursos e suportes pedagógicos que a escola oferta. Por outro lado, outros dados indicaram que existe uma precária formação desses professores para atuarem com alunos portadores de deficiência, incidindo diretamente na inclusão dos alunos com deficiência da escola referida. Por fim, apesar de constituir-se de dados de apenas uma realidade, o estudo mostrou-se relevante e deveria ser replicado em outras escolas para que a gestão da política educacional municipal pudesse reconhecer que é necessário formar esses profissionais para que eles se sintam mais seguros frente aos desafios de um processo educacional que lhes é imposto para que se logre uma educação inclusiva para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HLSL28072017.pdf965,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons