Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Vicente Ramos da-
dc.date.accessioned2020-03-10T19:15:32Z-
dc.date.available2014-05-02-
dc.date.available2020-03-10T19:15:32Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17062-
dc.description.abstractSince the advent of Virtual Reality, search that the user feel increasingly immersed in the virtual world, aiming to increase the realism of this environment. For this reason, computer technologies have evolved from mice and keyboards, for stereo glasses, digital gloves, immersion helmets and haptic feedback devices. With such developments, today, systems that use haptic feedback devices (or simply, haptic systems) are about to change the way we interact and control our computers, because these systems can contain up to three senses of the human body, the visual , the auditory and the tactile. As the origin of computers over 50 years ago, its impacts are still unknown, which leaves us one question unanswered: there will be systems that use haptic devices in all homes, classrooms and offices? Due to these and other questions, the objective of this work is to study the main trends and the application of haptic systems within the educational context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-10T19:15:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VRSN02052014.pdf: 1172311 bytes, checksum: 27b42b93cf309456808fb5255545ef47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T19:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VRSN02052014.pdf: 1172311 bytes, checksum: 27b42b93cf309456808fb5255545ef47 (MD5) Previous issue date: 2014-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSistemas hápticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectHaptic devicespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleSistemas hápticos para a educação: passado, presente e futuropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.description.resumoDesde o advento da Realidade Virtual busca-se que o usuário se sinta cada vez mais imerso no mundo virtual com o objetivo de aumentar o realismo deste ambiente. Por este motivo, as tecnologias computacionais evoluíram de mouses e teclados, para óculos tridimensionais, luvas digitais, capacetes de imersão e dispositivos de retorno háptico. Com tamanha evolução, hoje, os sistemas que utilizam os dispositivos de retorno háptico (ou simplesmente, sistemas hápticos), estão prestes a mudar a forma como interagimos e controlamos nossos computadores, pois estes sistemas podem conter até três sentidos do corpo humano, o visual, o auditivo e o tátil. Como a origem dos computadores a mais de 50 anos atrás, seus impactos ainda são desconhecidos, o que nos deixa uma pergunta sem resposta: haverá sistemas que utilizem dispositivos hápticos em todas as casas, salas de aula e escritórios? Em decorrência desta e de outras perguntas, o objetivo geral deste trabalho é estudar as tendências e a aplicação de sistemas hápticos dentro do contexto educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRSN02052014.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons