Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vanessa Caroline Lima-
dc.date.accessioned2020-03-10T23:15:43Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-03-10T23:15:43Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17074-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how UFPB law graduates, under twenty-five years old, organize their personal finances, adopting the transition period from adolescence to adulthood, with more than one account. Since that many young people don't have access to personal finance content, they have developed into individuals who don't know to control their financial savings. Steiger e Braido (2016), Gadelha, Lucena e Correia (2015) believe that financial education is intertwined with a better quality of people's life, and that inserting some concepts early can help them making some decisions about money. This research is classified as descriptive, having as procedure the application of questionnaires, where 117 valid answers were obtained and was able to analyze most young people who have little knowledge of personal finance and do not control their financial life, whereas they consider the topic very important and are Very interested in learning more about it. It was also possible to verify if financial control is greater among young people that at least have less reasonable knowledge about personal finances.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Santos (brunnaelloisa@gmail.com) on 2020-03-10T23:15:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCLN10032020.pdf: 511712 bytes, checksum: 352d55b8cc3412041f2c28de11427152 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T23:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCLN10032020.pdf: 511712 bytes, checksum: 352d55b8cc3412041f2c28de11427152 (MD5) Previous issue date: 2019-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectRendimentos pessoaispt_BR
dc.subjectGastos pessoaispt_BR
dc.subjectControle financeiropt_BR
dc.titleFinanças pessoais e o controle financeiro: um estudo com graduandos de Direitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danielle Karla Vieira e-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar como graduandos de direito da UFPB com até 25 anos organizam suas finanças pessoais, visando entender esse período de transição da adolescência para a vida adulta, acarretada com mais responsabilidades. Visto que muitos jovens não têm acesso ao conteúdo relacionado às finanças pessoais, acabam por se desenvolver como indivíduos que não sabem ou não conseguem controlar suas vidas financeiras. Steiger e Braido (2016), Gadelha, Lucena e Correia (2015) acreditam que a educação financeira está interligada com uma melhor qualidade de vida das pessoas, e inserir alguns conceitos desde cedo pode auxiliar na hora de tomar alguma decisão acerca do dinheiro. Essa pesquisa classifica-se como descritiva, tendo como procedimento a aplicação de questionários, onde obteve-se 117 respostas válidas e foi possível analisar que a maioria dos jovens possuem pouco conhecimento sobre finanças pessoais e não controlam a vida financeira, ao passo que consideram o tema muito importante e têm interesse em aprender mais sobre o assunto. Ainda foi possível verificar que o controle financeiro é maior no meio dos jovens que possuem ao menos um conhecimento razoável sobre finanças pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCLN10032020.pdf499,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons