Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Wellington Querubino de-
dc.date.accessioned2020-03-10T23:16:17Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-03-10T23:16:17Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17075-
dc.description.abstractThe completion of the course is one of the requirements for the student of Accounting to complete the college, and what has been seen with the undergraduates is certain difficulties in the preparation of the CBT, so the present study had as its general objective: Describe the perceptions of undergraduate students in the morning / evening class 2019.1 and recent graduates 2018.2 in accounting sciences at UFPB, in the preparation of the course's completion work, taking into account the challenges, difficulties and benefits in performing the academic work. The survey involved 54 students, who are currently undergoing the construction of the CBT, and some recent graduates who finished in 2018.2. The methodology used was based on exploratory research with quantitative approach, through bibliographic research and questionnaire application, divided into 05 blocks of questions. Most students do not regularly participate in extracurricular activities, such as congresses, seminars and lectures, nor do they show full agreement that they are acquiring in the discipline of scientific methodology, applied research and CBT, which are insufficient to elaborate the CBT, reveal that the great majority, is dedicated to the CBT by institutional requirement, that the greater intention is to form. In conclusion, the HEI should prioritize the development of competences, skills, values that ensure students conditions to improve themselves in development and create research habit and pleasure in elaborating an academic work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivonaldo Lima (vadojplima@gmail.com) on 2020-03-10T23:16:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WQF10032020.pdf: 1182056 bytes, checksum: 08f42322f35dccc193c70ad8cd21bcdf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T23:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WQF10032020.pdf: 1182056 bytes, checksum: 08f42322f35dccc193c70ad8cd21bcdf (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectProdução de textos acadêmicospt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPesquisa científica-
dc.subjectCiências Contábeis-
dc.titleA percepção dos alunos graduandos e recém-graduados do curso de Ciências Contábeis da UFPB, na elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoO trabalho de conclusão do curso é um dos requisitos para que o aluno de Ciências Contábeis possa concluir o curso superior. O que vem se observando, nos graduandos, são dificuldades na elaboração do TCC, assim o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos alunos graduandos das turmas manhã/noite 2019.1 e recém-graduados 2018.2 de ciências contábeis da UFPB, na construção do trabalho acadêmico, levando em consideração, os desafios, dificuldades e benefícios na realização do trabalho acadêmico. A pesquisa envolveu 54 alunos, que estão passando por esse momento de construção do TCC, e de alguns recém-graduados que terminaram no período 2018.2. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário, dividido em 05 blocos de questões. Observou-se que os alunos, em sua maioria, não participam regularmente de atividades extracurriculares, como congressos, seminários e palestras, não demonstram grau de concordância total de que estão adquirindo na disciplina de metodologia cientifica, pesquisa aplicada e do TCC, que são insuficientes para elaboração do TCC, constatou que a grande maioria, se dedica ao TCC por exigência institucional, que o intuito maior é se formar. Conclui-se que, a IES deve priorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, valores que assegure aos estudantes condições para se aprimorar no desenvolvimento e criar hábito na pesquisa e prazer em elaborar um trabalho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WQF10032020.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons