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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17117Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carneiro, Erick Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2020-03-12T12:39:54Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-09 | - |
| dc.date.available | 2020-03-12T12:39:54Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17117 | - |
| dc.description.abstract | Nowadays, the need for products with high dimensional and geometrical accuracy demands narrow tolerance in other areas, mainly in the industry. In addition, Gears have been for many years one of the technologies for the transmission of power, mostly in the automobile, mechanical and aviation industry. Currently, the inspection of the profiles involving spur gears are made using CNC Coordinate Measuring Machines (CMMs) with rotary tables and software for dedicated measurements which can either be equipped with contact scanning sensors or not. In this regard, the motivation on this term paper is to develop a measurement strategy to inspect the said profile, check for errors and when necessary change the weight parameter. To this purpose, we use the mathematical tool NURBS, spur gears by using Coordinate Measuring Machine (CMM), CNC equipped with palpate touch trigger and point-to-point measurements. The experimental results show the efficacy, the advantages and disadvantages of the developed methodology. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Oneida Pontes (o-dpontes@ig.com.br) on 2020-03-12T12:39:54Z No. of bitstreams: 1 ESC09052019.pdf: 11936994 bytes, checksum: 546167c3d679952585ad5b4526053bc3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-12T12:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESC09052019.pdf: 11936994 bytes, checksum: 546167c3d679952585ad5b4526053bc3 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Máquinas de Medição por Coordenadas (MMCs) | pt_BR |
| dc.subject | Engrenagens Cilíndricas de Dentes Reto | pt_BR |
| dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE MEDIÇÃO, BASEADA EM NURBS, PARA DETERMINAÇÃO DO ERRO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS USANDO MMCs | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | LIMA JÚNIOR, José Carlos de | - |
| dc.description.resumo | Nos dias atuais, cresce cada vez mais a demanda de produtos com alta exatidão dimensional e geométrica, exigindo tolerâncias cada vez mais estreitas nas mais diversas áreas, principalmente nas indústrias. As engrenagens têm sido por muitos anos uma tecnologia para a transmissão de movimento e de potência, principalmente nas indústrias automotivas, mecânicas e aeronáuticas. Atualmente a inspeção dos perfis evolventes de engrenagens cilíndricas de dentes retos vem sendo realizadas utilizando Máquinas de Medição por Coordenadas (MMCs) CNC com mesas rotativas e softwares para medições dedicados, podendo ser equipadas com sensores por contato de escaneamento ou sem contato. Neste sentido, a motivação deste trabalho consiste em desenvolver uma estratégia de medição para inspeção do perfil evolvente, determinação do erro e alteração do parâmetro peso, fazendo uso da ferramenta matemática NURBS, de engrenagens cilíndricas de dentes retos utilizando Máquinas de Medição por Coordenadas (MMCs) CNC equipada com apalpador toutch trigger e realizando medição ponto a ponto. Os resultados experimentais demonstram a eficácia, vantagens e desvantagens da metodologia desenvolvida. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESC09052019.pdf | 11,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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