Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17155Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Queiroz, Marielle Souza de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-03-16T16:19:42Z | - |
| dc.date.available | 2012-06-06 | - |
| dc.date.available | 2020-03-16T16:19:42Z | - |
| dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17155 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to diagnose the potential ecological for implementation of an interpretative trail for Environmental Education at Guaribas Biological Reserve, Rio Tinto, Paraíba (Sema 3). Visits were made to the field for recognition of the area, and for defined themes to be addressed at each stop considering scientific knowledge and popular. The trail was traveled by the students of ecology from UFPB. Semi-structured questionnaires were applied before and after the trail to verify the environmental perception of students. The closed questions were analyzed by percentage calculation and open questions by tematic content analysis. Students have perceptions of environmental issues that fit into a naturalist. Biological Reserve Guaribas (Sema 3) has great potential for the implantation of the studied trail, what is provided in the management plan of this conservation area. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-16T16:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSQ23052012.pdf: 986844 bytes, checksum: d2ecacb5407f27d55ea46aed5e4d3b49 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-16T16:19:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSQ23052012.pdf: 986844 bytes, checksum: d2ecacb5407f27d55ea46aed5e4d3b49 (MD5) Previous issue date: 2012-05-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ecologia | pt_BR |
| dc.subject | Trilhas | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Ecology | pt_BR |
| dc.subject | Trails | pt_BR |
| dc.subject | Environmental education | pt_BR |
| dc.title | Diagnóstico do potencial para implantação de uma trilha interpretativa na Reserva Biológica Guaribas, Rio Tinto, PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Castro, Carla Soraia Soares de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o potencial ecológico para a implantação de uma trilha interpretativa para fins de Educação Ambiental na Reserva Biológica Guaribas, Rio Tinto, Paraíba (Sema III). Foram realizadas visitas à campo, para o reconhecimento da área, onde foram definidas as temáticas a serem abordadas em cada parada considerando o conhecimento científico e popular. A trilha foi percorrida pelos alunos do curso de Ecologia da UFPB, onde foram aplicados questionários semiestruturados antes e após a trilha, para verificar a percepção ambiental dos alunos. As questões fechadas foram analisadas pelo cálculo de percentagem e as questões abertas pela análise de conteúdo temático. Os alunos têm percepções das questões ambientais que se encaixam na visão naturalista. A Reserva Biológica Guaribas (Sema 3) tem grande potencial para a implantação da trilha estudada, o que está previsto no plano de manejo desta Unidade de Conservação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia e Meio Ambiente | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ecologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSQ23052012.pdf | 963,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
