Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lemos, Wellington Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T17:10:40Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08 | - |
dc.date.available | 2020-03-16T17:10:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17157 | - |
dc.description.abstract | The quality education in Software Engineering (SE) has contributed to the improvement of software development professionals, however when it does not happen, negative effects are generated. In order to prevent and improve the teaching and learning of SE, it was developed a qualitative research through semi-structured interviews with five teachers and eighteen students of six subjects related to SE, in the Information Systems Bachelor’s degree at a Federal Institution of Higher Education. Seeking to know the problems and solutions to the SE teaching, we aim to contribute to the improvement of SE teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-16T17:10:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLL08112018.pdf: 1459478 bytes, checksum: 70b6ba3010bb35cbf53a17dfbac779bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-16T17:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLL08112018.pdf: 1459478 bytes, checksum: 70b6ba3010bb35cbf53a17dfbac779bd (MD5) Previous issue date: 2018-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de bacharelado em sistema de informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | Information systems | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | Software development | pt_BR |
dc.title | Ensino de engenharia de software em curso de sistemas de informação: uma análise dos problemas e soluções na perspectiva de professores e alunos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de qualidade na Engenharia de Software (ES) têm contribuído na melhoria dos profissionais de desenvolvimento de software, porém, quando isto não ocorre, gera efeitos negativos. Na busca de prevenir e melhorar o ensino e a aprendizagem da ES, foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, com cinco professores e dezoito alunos, de seis disciplinas relacionadas à ES, no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Na busca de conhecer os problemas e soluções para o ensino da ES, com o objetivo de contribuir na melhoria para o processo de ensino-aprendizagem de ES. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WLL08112018.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons