Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Wellington Lourenço-
dc.date.accessioned2020-03-16T17:10:40Z-
dc.date.available2018-11-08-
dc.date.available2020-03-16T17:10:40Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17157-
dc.description.abstractThe quality education in Software Engineering (SE) has contributed to the improvement of software development professionals, however when it does not happen, negative effects are generated. In order to prevent and improve the teaching and learning of SE, it was developed a qualitative research through semi-structured interviews with five teachers and eighteen students of six subjects related to SE, in the Information Systems Bachelor’s degree at a Federal Institution of Higher Education. Seeking to know the problems and solutions to the SE teaching, we aim to contribute to the improvement of SE teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-16T17:10:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLL08112018.pdf: 1459478 bytes, checksum: 70b6ba3010bb35cbf53a17dfbac779bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-16T17:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLL08112018.pdf: 1459478 bytes, checksum: 70b6ba3010bb35cbf53a17dfbac779bd (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de bacharelado em sistema de informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSoftware developmentpt_BR
dc.titleEnsino de engenharia de software em curso de sistemas de informação: uma análise dos problemas e soluções na perspectiva de professores e alunospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO ensino de qualidade na Engenharia de Software (ES) têm contribuído na melhoria dos profissionais de desenvolvimento de software, porém, quando isto não ocorre, gera efeitos negativos. Na busca de prevenir e melhorar o ensino e a aprendizagem da ES, foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, com cinco professores e dezoito alunos, de seis disciplinas relacionadas à ES, no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Na busca de conhecer os problemas e soluções para o ensino da ES, com o objetivo de contribuir na melhoria para o processo de ensino-aprendizagem de ES.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLL08112018.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons