Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCâmara Jr, Uélio Dornelas-
dc.date.accessioned2020-03-16T17:55:45Z-
dc.date.available2018-11-07-
dc.date.available2020-03-16T17:55:45Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17162-
dc.description.abstractES has a very important role for the current society, however, the problems and challenges related to quality in the teaching of this discipline are becoming bigger and more difficult to understand. Thanks to this, interdisciplinarity emerges as a strategy that aims to improve teaching and awaken a systematic view of the concepts present in ES. In this sense, this article presents Apeiara, a web platform for the management of the interdisciplinary knowledge of the academic disciplines related to the ES of the course of information systems. The work is guided by the Design Science Research (DSR) methodology based on two main steps: construct the artifact for a specific purpose and measure its performance. Finally, in order to analyze the platform, a focus group was carried out with teachers from the related disciplines and besides the negative points to be treated, it was considered the importance of including examples for PBL application and mapping of content in competencies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-16T17:55:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) UDCJ07112018.pdf: 593109 bytes, checksum: 0280a79737adca0be076bae13ba4fcc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-16T17:55:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) UDCJ07112018.pdf: 593109 bytes, checksum: 0280a79737adca0be076bae13ba4fcc1 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de bacharelado em sistemas de informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDesign science researchpt_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.titleUma plataforma web para gestão do conhecimento de forma integrada das disciplinas relacionadas à engenharia de softwarept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA ES tem um papel muito importante para a sociedade atual, porém são cada vez maiores e mais difíceis de entender os problemas e desafios relacionados à qualidade no ensino dessa disciplina. Graças a isso, a interdisciplinaridade surge como estratégia que tem como objetivo melhorar o ensino e despertar uma visão sistemática dos conceitos presentes na ES. Nesse sentido, este artigo apresenta o Apeiara, uma plataforma web para a gestão do conhecimento interdisciplinar das disciplinas acadêmicas relacionadas à ES do curso de sistemas de informação. O trabalho é norteado pela metodologia Design Science Research (DSR) tendo como base duas etapas principais: construir o artefato para um propósito específico e mensurar seu desempenho. Ao final, com o objetivo de analisar a plataforma, foi realizado um grupo focal com professores das disciplinas relacionadas e, além dos pontos negativos a serem tratados, considerou-se a importância da inclusão de exemplos para aplicação de PBL e do mapeamento dos conteúdos em competências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UDCJ07112018.pdf579,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons