Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Geovanna Cristina Falcão Soares-
dc.date.accessioned2020-03-18T13:06:00Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2020-03-18T13:06:00Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17176-
dc.description.abstractIt analyzes how social networking sites have contributed to create learning ecosystems related to research topics in the field of Cultural Studies in Education (ECE), taking as a parameter the technological and interactive innovations possibilitated by cyberspace. The empirical field for investigation of the themes were the social networking sites Facebook and YouTube. Social Network Analysis (ARS) and Content Analysis using the NetVizz and YouTube Data Tools applications and the NodeXL Pro, Gephi and Iramuteq softwares were used as data analysis techniques. The results found point to the production of the content itself in YouTube videos and posts from Facebook shares. It was verified that users prefer to express themselves by means of icons (emoticons), being the negative reactions (dislikes, sadness or angry) minimals if compared to the positive reactions (likes and loved it) which indicates that users usually evaluate positively the materials posted and learn through them. About the content of the comments, it was noticed that the dialogues circulated around six central ideas, namely: appreciation, recognition of information resources, representation of identities, representation of social roles, expression of opinion; expression of identity and use of scientific knowledge. Considering the analysis of the results, it is argued that social networking sites by offering to users different possibilities for interaction, dialogue and content production create learning ecosystems related to ECE themes, which are being expanded as other people participate and connect to the network.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-18T13:06:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5857383 bytes, checksum: 6989b6be74152f5805f6ee4298cd2fff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-18T13:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5857383 bytes, checksum: 6989b6be74152f5805f6ee4298cd2fff (MD5) Previous issue date: 2019-03-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcossistemas de aprendizagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSites de redes sociaispt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEstudos culturais em educaçãopt_BR
dc.subjectEcosystems of learningpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectSocial networking sitespt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectCultural studies in educationpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas e interacionaispt_BR
dc.titleEcossistemas de aprendizagens em sites de redes sociaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Brennand, Edna Gusmão de Góes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dias, Guilherme Ataíde-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4303679244306890pt_BR
dc.description.resumoAnalisa como os sites de redes sociais têm contribuído para criar ecossistemas de aprendizagens relacionados aos temas de pesquisa no campo dos Estudos Culturais em Educação (ECE), tomando como parâmetro as inovações tecnológicas e interacionais oportunizadas pelo ciberespaço. O campo empírico para a investigação dos temas foram os sites de redes sociais Facebook e YouTube. Para analisar os dados, foram empregadas as técnicas de análise de redes sociais (ARS) e a de análise de conteúdo e utilizados os aplicativos NetVizz e YouTube Data Tools e os softwares NodeXL Pro, Gephi e Iramuteq. Os resultados encontrados apontaram para a produção do próprio conteúdo nos vídeos do YouTube e de postagens provenientes de compartilhamentos no Facebook. Verificou-se que os usuários preferem se expressar por meio de ícones (emotions) e que as reações negativas (dislikes, tristeza ou bravo) foram mínimas, se comparadas com as reações positivas (likes e amei), o que sinaliza que os usuários costumam avaliar positivamente os materiais postados e aprender por meio deles. Sobre o conteúdo dos comentários, o estudo mostrou que os diálogos circularam em torno de seis ideias centrais: agradecimento, reconhecimento de recursos informativos, representação de identidades, representação de papéis sociais, manifestação de opinião, expressão de identidade e uso de conhecimento científico. Considerando a análise dos resultados, defende-se que os sites de redes sociais, ao oferecer aos usuários diferentes possibilidades de interação, de diálogo e de produção de conteúdo, criam ecossistemas de aprendizagem relacionados aos temas dos ECE, que vão sendo ampliados à medida que outras pessoas participam e se conectam à rede.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons