Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1717
Tipo: TCC
Título: Engajamento ocupacional de acadêmicos e sua percepção sobre o equilíbrio ocupacional
Autor(es): Silva, Silmara Maria Alves Fernandes da
Primeiro Orientador: Gomes, Márcia Queiroz de Carvalho
Resumo: Ao ingressar na vida acadêmica, o discente se vê envolvido em inúmeras atividades e em novas responsabilidades, alterando, muitas vezes, seu ritmo de vida, tornando-o cada vez mais acelerado, podendo interferir no seu equilíbrio ocupacional. Este trabalho teve por objetivo conhecer o engajamento ocupacional dos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional e sua percepção a respeito do equilíbrio ocupacional. Este tema aborda o objeto central da prática profissional do terapeuta ocupacional, as ocupações humanas. Trata-se de um estudo transversal exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa. A população da pesquisa foi constituída pelos estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário eletrônico, com questões fechadas e abertas, na primeira etapa, e de grupo focal, na segunda etapa. Os dados estatísticos foram analisados, utilizando o programa do Excel. Os dados referentes ao grupo focal foram analisados de forma descritiva simples. Constatou-se que 85% dos estudantes são do sexo feminino, 50% advindo de escola pública e 65% com renda familiar de até três salários mínimos. Os estudantes relataram que seu cotidiano se modificou após seu ingresso na Universidade e apontaram insatisfação com o tempo dedicado a algumas áreas de ocupação, principalmente, descanso e sono, lazer e participação social. Constatou-se que em relação à utilização de tempo a área de ocupação educação tem o maior número de horas envolvido, pois a educação ocupa lugar central em suas vidas e geralmente norteiam o tempo de envolvimento com outras atividades. Nesse sentido a educação possui um grande significado na vida dos discentes, principalmente porque buscam se tornar profissionais qualificados e competentes para adentrar no mercado de trabalho. Os graduandos percebem o equilíbrio ocupacional como a organização das atividades do cotidiano. Espera-se que o estudo tenha permitido ampliar o olhar da comunidade acadêmica sobre a importância do equilíbrio ocupacional, assim como tenha provocado nos estudante a reflexão sobre o seu próprio equilíbrio ocupacional, a fim de identificar precocemente sinais de desequilíbrio ocupacional na sua vida e de seus clientes.
Abstract: To start the academic life of the student becomes involved in numerous activities and new responsibilities changing often, their place of life, making it increasingly fast-passed and can interfere with your occupational balance. This work aims to understand the occupational engagement of students from the Occupational Therapy Course and their perception of occupational balance. This theme deal with the central purpose of the professional practice of the Occupational Therapist, human occupations. This is an exploratory and descriptive crosssectional study of quantitative quality approach. The research population consist of students of occupational therapy course at the Federal University of Paraiba. Data were collected through the electronic questionnaire application, with closed and open questions in the first stage, and Focus Group, in the second stage. Statistical data were analyzed using the Excel program. The data relating to the Focus Group will be analyzed in a simple descriptive manner. Found 85% of student are female , 50% of public school arising and 65% with family income up to three minimum salaries. Students reported that their daily life is changed after he joined the University and showed dissatisfaction with the time devoted to some areas of occupation, mainly rest and sleep, leisure and social participation. We note that for the use of time footprint education has the highest number of hours involved, because education plays a central role in their lives and generally guide the engagement time with other activities. In this sense education has great significance in the lives of graduate students, mainly because they seek to become qualified and competent professionals to enter the labor market. Students realize the occupational balance as the organization of daily activities. Its this hoped that the study will allow broaden perspective of the academic community on the importance of occupational balance, and has caused the students to reflect on their own occupational balance in order to identify early occupational signs of imbalance in your life and your customers.
Palavras-chave: Acadêmicos
Terapia Ocupacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1717
Data do documento: 26-Nov-2012
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMAFS 09122015.pdf561,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons