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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafael Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-03-25T12:22:49Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-03-25T12:22:49Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17191-
dc.description.abstractInformal economic activities are diversifying, among them is the freelance Uber application transport professional. This agent that is devoid of accounting information, that is, does not have a specific strategy to manage its income and expenses. This research aimed to investigate what information is used by agents of the urban mobility economic activity, to measure the profitability of the operation. The survey was aimed at drivers of urban transport applications in the city of João Pessoa, and 52 drivers were interviewed. The survey instrument was organized through an online questionnaire targeted at agents via a link from google docs to whatsApp groups. For data analysis, we chose to apply descriptive statistics and a percentage measure. With the analysis of the data obtained through the application of the questionnaire, and according to the applied methodology, the urban transport drivers in the city of João Pessoa try to organize the financial resources in spreadsheets, check the average profit and expenses, the worked hours. There is also an influence on monthly expenses, such as fuel, food, IPVA, vehicle insurance, among others. It was found that agents have expenses and profits, however, there is variation that part of each driver, as some have the activity as their main source of income and while others do not, the expenses are diversified.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-25T12:22:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRS25032020.pdf: 1101904 bytes, checksum: d6e4e37ba2b3009b835577e451475132 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-25T12:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRS25032020.pdf: 1101904 bytes, checksum: d6e4e37ba2b3009b835577e451475132 (MD5) Previous issue date: 2019-09-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectAtividade informalpt_BR
dc.subjectAplicativo de mobilidadept_BR
dc.subjectTransportes de aplicativopt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.titleRentabilidade de atividade de aplicativo de mobilidade em João Pessoa: discussão a respeito das fontes de informações usadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edmery Tavares-
dc.description.resumoAs atividades econômicas informais estão se diversificando, dentre elas, encontrase o profissional autônomo de transportes de aplicativo Uber. Agente esse que se encontra desprovido de informação contábil, ou seja, não possui uma estratégia específica para gerenciar seus proventos e despesas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais informações são utilizadas pelos agentes da atividade econômica de mobilidade urbana, para mensurar a rentabilidade da operação. A pesquisa, do tipo survey teve como alvo os motoristas de aplicativos de transportes urbano da cidade de João Pessoa, sendo entrevistados 52 motoristas. O instrumento da pesquisa foi organizado através de um questionário online direcionado para os agentes através de um link do google docs para grupos de whatsApp. Para análise dos dados, optou-se pela aplicação de estatística descritiva e por uma medida percentual. Com a análise dos dados obtidos através da aplicação do questionário, e de acordo com a metodologia aplicada, os motoristas de transporte urbano na cidade de João Pessoa tentam organizar os recursos financeiros em planilhas, verificam a média de lucro e despesas, a carga horária trabalhada que também há influência nos gastos mensais, seja com combustível, alimentação, emplacamento, seguro do veículo, entre outros. Contatou-se que os agentes têm despesas e lucros, no entanto, há variação que parte de cada motorista, visto que alguns tem a atividade como fonte de renda principal e enquanto outros não, as despesas são diversificadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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