Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Hugo de Moura-
dc.date.accessioned2020-03-30T21:31:48Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2020-03-30T21:31:48Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17238-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-30T21:31:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMC30032020.pdf: 388039 bytes, checksum: 90b40ee4cf22777d395ca7ebbd50cf24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T21:31:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMC30032020.pdf: 388039 bytes, checksum: 90b40ee4cf22777d395ca7ebbd50cf24 (MD5) Previous issue date: 2019-09-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectPró-Reitoria de Graduação (PRG) - UFPBpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de competências gerenciais na Pró-Reitoria de Graduação/PRG DA Universidade Federal da Paraíba/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anielson Barbosa da-
dc.description.resumoNeste estudo objetivou-se caracterizar o processo de desenvolvimento de competências gerenciais dos gestores da Pró-Reitoria de Graduação/PRG da Universidade Federal da Paraíba/UFPB no contexto de ação do trabalho. A pesquisa, de caráter exploratório, configura-se como um estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com sete gestores da PRG. O perfil dos participantes da pesquisa envolve quatro mulheres e três homens gestores de 47 a 66 anos de idade. A área de formação dos sujeitos da pesquisa é diversificada, todos são doutores nos campos de: Pedagogia, Letras, História e Engenharia Mecânica. Os resultados apontaram a trajetória dos coordenadores e do pró-reitor vigente, os fatores limitadores da gestão na Pró-Reitoria, as competências gerenciais adquiridas e o processo de aprendizagem. A pesquisa revelou que a experiência prática associada à aprendizagem informal é o meio mais recorrente no processo de aprendizagem desses gestores. Participar de cursos de gestão é um desejo de muitos dos sujeitos entrevistados, algo que foi apontado como um fator ausente no processo de desenvolvimento gerencial na maioria dos profissionais pesquisados. Conclui-se, a partir do estudo realizado que a integração entre a teoria e a prática deve ser vislumbrada como complementares e caracterizada por processos de aprendizagem formal, informal e incidental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMC30032020.pdf378,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons