Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Francielle Mayane Barbosa-
dc.date.accessioned2020-03-30T22:01:37Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2020-03-30T22:01:37Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17240-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-30T22:01:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMBR30032020.pdf: 916465 bytes, checksum: 1327717bfdaca0289b42084c599fd1e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T22:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMBR30032020.pdf: 916465 bytes, checksum: 1327717bfdaca0289b42084c599fd1e7 (MD5) Previous issue date: 2019-09-13en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectModa femininapt_BR
dc.subjectModa evangélicapt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino: análise da trajetória de mulheres que decidiram atuar no segmento de moda feminina evangélica na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rosivaldo de Lima-
dc.description.resumoO tema do presente estudo surge do questionamento das razões que levaram mulheres a empreenderem no segmento de moda evangélica. Para isso foi aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas com empreendedoras no ramo de moda evangélica feminina na cidade de João Pessoa, com o intuito de entender a trajetória de cada uma e assim os fatores de influência para decidirem empreender. Depois da coleta de dados, buscou-se transcrever as informações com o auxílio do Software Virtual IO Control Panel para que pudessem ser tabeladas, analisadas e interpretadas. A relação de empreendedorismo e religião é algo ainda pouco discutido, mas não deixa de ser relevante para o entendimento mais aprofundado do fenômeno do empreendedorismo. O aspecto religioso não é tratado nesse estudo como algo ligado ao sobrenatural ou transcendência, mas ao conjunto de valores que um determinado grupo de pessoas - que seguem uma religião - utiliza no seu dia a dia, na maneira como interpretam as coisas ao seu redor e em que se baseiam para tomar determinadas decisões em sua vida e no seu negócio. Diante de um mercado tão competitivo, os futuros empreendedores devem estar atentos a novas tendências de mercado, e esse trabalho oferece informações e análise de um segmento de mercado que tendem a crescer consideravelmente no Brasil, que se refere à moda evangélica. O estudo do comportamento desse tipo de público é fundamental para aqueles que desejam empreender nessa área. Esse trabalho inicia-se com a delimitação do tema e a problematização. Logo após é tratada a relação entre o Empreendedorismo e o empreendedor, o Empreendedorismo no Brasil, características dos empreendedores, o Empreendedorismo Feminino, empreendedorismo e religião, o cenário atual de religião no Brasil e a moda evangélica feminina. Através dos dados coletados e analisados foi possível encontrar alguns fatores predominantes que motivaram as empreendedoras iniciarem no segmento evangélico. Grande parte delas menciona o fato de serem evangélicas, e se identificarem com o comércio. Na abertura do negócio, todas se encontravam em crises financeiras, empreendendo assim tanto pela necessidade de ajudar seus maridos nas despesas da casa, como na identificação de uma oportunidade de negócio promissor e que preza pelos seus valores pessoais. Todas demonstram conhecer bem o mercado em que atuam e do seu potencial de crescimento na cidade de João Pessoa, diante não só do aumento de números de evangélicos segundo o IBGE, mas pelo fato do mercado de moda evangélica também agradar pessoas quem não tem ligação com a religião evangélica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMBR30032020.pdf894,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons