Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17244Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pontes , Jéssica Stefanny Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2020-04-01T16:28:59Z | - |
| dc.date.available | 2019-04-24 | - |
| dc.date.available | 2020-04-01T16:28:59Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17244 | - |
| dc.description.abstract | The study study with school studies is the review of the prevalence of stress and the syndrome of burnout and the main characteristics associated with dental aid students in students of Dentistry. The research was carried out by consulting the Virtual Health Library (VHL) electronic portal, the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature database (LILACS), the electronic library of the online library (SciELO) and the in the database PUBMED, with the descriptors "Burnout Syndrome", "Stress", "Students of Dentistry". Stress and Burnout Syndrome were strongly related to students of Dentistry. Occurrences may be more frequent in the initial moments, at the end of the course, for different motivations, affecting more women than men. The stress with the examination and / or evaluation and the academic overload are great reasons for the psychological of the graduates. Measures to prevent learning should be aimed at optimizing the educational process and learning the conscience, with a view to a more advanced teaching process and capable of minimizing the psychological suffering of the students. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2020-04-01T16:28:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSMP24042019 - ARTIGO.pdf: 332312 bytes, checksum: 9ea05b5613041dd9e4d2cb0438303da3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-04-01T16:28:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSMP24042019 - ARTIGO.pdf: 332312 bytes, checksum: 9ea05b5613041dd9e4d2cb0438303da3 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado do Curso de Odontologia/Centro de Ciências da Saúde/UFPB | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Síndrome de burnout | pt_BR |
| dc.subject | Estresse | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de Odontologia | pt_BR |
| dc.title | Estresse e síndrome de Burnout em estudantes do curso de Odontologia: prevalência e fatores associados | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a prevalência do estresse e da Síndrome de Burnout e os principais fatores associados ao aparecimento dessa enfermidade nos estudantes de Odontologia. A pesquisa foi realizada através da consulta no portal eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em sua base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na base de dados PUBMED, com os descritores “Síndrome de Burnout”, “Estresse”, “Estudantes de Odontologia”. O estresse e a Síndrome de Burnout estão fortemente relacionados com os estudantes de Odontologia. Essas enfermidades podem aparecer tanto nos períodos iniciais, quanto nos finais do curso, por motivações distintas, acometendo mais mulheres que os homens. A tensão com os exames e/ou avaliações e a sobrecarga acadêmica são grandes motivos para o sofrimento psicológico dos graduandos. As medidas para prevenção do estresse acadêmico devem ser direcionadas para a otimização do processo educacional nos sentidos da aprendizagem e da humanização, com vistas a propiciar um ambiente acadêmico mais positivo e capaz de minimizar o sofrimento psicológico dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSMP24042019 - ARTIGO.pdf | 324,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
