Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Laediany dos Santos da-
dc.date.accessioned2020-04-08T12:28:50Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2020-04-08T12:28:50Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17258-
dc.description.abstractIn swimming for babies, playfulness has a purpose of facilitating the teaching-learning process, the ludic elements favor a more fun and enjoyable aquatic practice for babies with less technical context. The objective of the present study was to analyze the influence of play elements in swimming lessons for infants. It is a descriptive, exploratory and qualitative research carried out with 08 parents or family members who participated in the swimming lessons with the babies in the extension project of DEF / CCS / UFPB. Data were collected through semi-structured interviews. The data were analyzed qualitatively through content analysis, divided into three sections. In section I parents were able to identify and cite the playful elements used in class such as toys, sung songs and colors. In section II the acquired answers verified that there is perception of the companions as to the use of playfulness in the classes, in order to stimulate the babies to the activities and to favor the learning. In section III the majority of the participants' answers present a perception about the advantageous importance of the play elements in the teaching-learning process in the swimming lessons for infants, having as main argument the use of the elements as a facilitating and encouraging means of learning. It is concluded that playful elements such as toys, songs, colors, and animal shapes are stimuli for the participation of the babies in class. In addition to contributing to pleasant moments among the participants, making stronger the link between parents / guardians-babies-teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-04-08T12:28:50Z No. of bitstreams: 1 LSS07122018.pdf: 722951 bytes, checksum: df615601c2fceedba73d2ce9fede6edd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-08T12:28:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSS07122018.pdf: 722951 bytes, checksum: df615601c2fceedba73d2ce9fede6edd (MD5) Previous issue date: 2018-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleOs elementos lúdicos nas aulas de natação para bebêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4126027463568811pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4126027463568811pt_BR
dc.description.resumoNa natação para bebês a ludicidade tem um propósito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, os elementos lúdicos favorecem uma prática aquática mais divertida e prazerosa aos bebês com menos contexto técnico. O objetivo do presente estudo foi analisar a influência dos elementos lúdicos nas aulas de natação para bebês. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, exploratória e qualitativa, realizada com 08 pais ou responsáveis familiares que participavam das aulas de natação com os bebês no projeto de extensão do DEF/CCS/UFPB. A coleta dos dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de análise de conteúdo, divididos em três seções. Na seção I os pais foram capazes de identificar e citar os elementos lúdicos utilizados nas aulas como os brinquedos, as músicas cantadas e as cores. Na seção II as respostas adquiridas constatam que há percepção dos acompanhantes quanto a utilização da ludicidade nas aulas, a fim de estimular os bebês às atividades e favorecer o aprendizado. Na seção III a maioria das respostas das participantes apresentam percepção quanto a importância vantajosa dos elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de natação para bebês, tendo como principal argumento o uso dos elementos como meio facilitador e incentivador da aprendizagem. Conclui-se que os elementos lúdicos como os brinquedos, as músicas, as cores, e formas dos animais são estímulos para participação dos bebês nas aulas. Além de contribuir para momentos prazerosos entre os participantes, tornando mais forte o elo entre pais/responsáveis-bebês-professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSS07122018.pdf706,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.