Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Maria Beatriz Medeiros-
dc.date.accessioned2020-04-20T15:33:00Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2020-04-20T15:33:00Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17283-
dc.description.abstractThe Axé and the Pagode Baiano have always been elements present in the cultural composition of Brazil, Swingueira is designed as the dance corresponding to these elements. Through personal experiences and the observation of Swingueira dance as a field belonging also to the area of Physical Education this research took shape. Their approach and knowledge through this specific nomenclature was the central pursuit among the participating students, in this sense, in view of the growing expression of swinging dance, we propose to investigate the comprehension of students of the baccalaureate degree in Physical Education on this theme. The methodological approach used in the study was the qualitative research of the descriptive type, of transversal cut. The population was composed of UFPB students of Physical Education, while the sample consisted of active students of the baccalaureate degree in Physical Education of the Federal University of Paraíba, between the first and last semester of the course. The final 73 responses were obtained through a virtual questionnaire launched on the Google platform for 30 days, online. After the analysis of the answers and their contents it was clear that Swingueira was already known significantly among the students of the course. It was also observed the participation of the same in groups of the modality and the knowledge of the correlated terms approached, Axé and Pagode Baiano. Swingueira is understood as a field of professional action of the Bachelor in Physical Education and presents itself to the students as content clearly belonging to our work area. The participants also expressed interest and curiosity about a possible deepening of this theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-04-20T15:33:00Z No. of bitstreams: 1 MBMA06082019.pdf: 581039 bytes, checksum: 9b859ba5f155eb20b9061d9d0f383346 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-20T15:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBMA06082019.pdf: 581039 bytes, checksum: 9b859ba5f155eb20b9061d9d0f383346 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSwingueirapt_BR
dc.titleCompreensão da dança swingueira entre alunos do Curso de Bacharelado em Educação Física da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1180271896171125pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1180271896171125pt_BR
dc.description.resumoO Axé e o Pagode Baiano sempre foram elementos presentes na composição cultural do Brasil, a Swingueira desenha-se como a dança correspondente à esses elementos. Por meio de vivências pessoais e da observação da dança Swingueira como campo pertencente também à área da Educação Física esta pesquisa tomou forma. A sua abordagem e conhecimento por meio desta nomenclatura específica foi a busca central entre os alunos participantes, nesse sentido, tendo em vista a crescente expressão da dança Swingueira, nos propomos a investigar qual a compreensão dos estudantes do curso de bacharelado em Educação Física sobre este tema. A abordagem metodológica utilizada no trabalho foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, de recorte transversal. A população foi composta por alunos da UFPB de Educação Física, enquanto que a amostra consistiu de alunos ativos do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, entre o primeiro e último semestre do curso. As 73 respostas finais foram obtidas através de um questionário virtual lançado na plataforma Google durante 30 dias, de maneira online. Após a análise das respostas e seus conteúdos ficou claro que a Swingueira já era conhecida significativamente entre os alunos do curso. Observou-se também a participação dos mesmos em grupos da modalidade e o conhecimento dos termos correlatos abordados, o Axé e o Pagode Baiano. A Swingueira é entendida como campo de atuação profissional do Bacharel em Educação Física e apresenta-se para os alunos como conteúdo claramente pertencente à nossa área de trabalho. Os participantes também afirmaram interesse e curiosidade sobre um possível aprofundamento dessa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBMA06082019.pdf567,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.