Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliane Santos-
dc.date.accessioned2020-04-23T21:26:24Z-
dc.date.available2020-04-23-
dc.date.available2020-04-23T21:26:24Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17304-
dc.description.abstractThis work main objective was to analyze the potentials and limitations of the games usage in the teaching of Algebra on the finals years of the Elementary School. For that we did a investigatory qualitative research. With the support of our theorical framework, a game envolving elements from the algebra field of knowledge was applied to 8th and 9th grade students of Elementary School on a private education network located in the city of João Pessoa. After the experience with the game in question, a quiz containing open-ended questions related to situations illustrated in the game was applied to all twenty reasearch subjects. The algebraic race game application results pointed that mathematics related games can represent a helping tool in the teaching-learning process of algebra content, facilitating the observation on students learning gaps and dificulties, included arithmetic related issues that can indicate a need to retake ideas and procedures that pose learning obstacles to other contents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-04-23T21:26:24Z No. of bitstreams: 1 ESS23042020.pdf: 1723700 bytes, checksum: c0b6872fe1781d4eeb6f884806ad1a34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-23T21:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESS23042020.pdf: 1723700 bytes, checksum: c0b6872fe1781d4eeb6f884806ad1a34 (MD5) Previous issue date: 2020-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de álgebrapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino de álgebra: uma experiência nos anos finais do nível fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO objetivo central deste trabalho foi analisar as potencialidades e limitações da utilização de jogos no ensino de Álgebra, nos anos finais do Ensino Fundamental, para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Com o amparo do referencial teórico, foi realizada a aplicação de um jogo envolvendo elementos do campo da Álgebra, explorados no Ensino Fundamental, com alunos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de João Pessoa, do 8o e 9o anos. Após o desenvolvimento do jogo foi aplicado um questionário com questões abertas relacionadas a situações que exemplificavam jogadas, respondido pelos 20 participantes da investigação. O resultado da aplicação do jogo corrida algébrica indicou que os jogos matemáticos podem constituir uma ferramenta auxiliar no processo de ensino- aprendizagem de conteúdos algébricos, facilitando a observação de lacunas e/ou dificuldades de aprendizagem dos estudantes, inclusive relativas a conteúdos aritméticos, que podem sugerir a necessidade de retomada de ideias e procedimentos em sala de aula que constituam obstáculos para a aprendizagem de outros conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESS23042020.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.