Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Luana da Silva-
dc.date.accessioned2020-04-23T23:40:53Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-04-23T23:40:53Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17308-
dc.description.abstractThis study aims to verify the contribution that the accounting professional can play in the management of two schools chosen in the city of João Pessoa/PB, and the role of accounting information in the management process of these schools, in addition to identifying whether the managers base the decision-making process on information generated by accounting. This research is characterized as a case study, with two objects of study, a philanthropic financing institution (A) and another that is totally financed by it (B). The data collection was carried out through a documental, quantitative and qualitative research with the application of a questionnaire with mixed questions with the responsible accountant and the managers. The questionnaire used is an adaptation of two questionnaires of two master's dissertations, from Oliveira (2007) and Oliveira (2009). It was found that the information generated by accounting are used, along with other reports generated by the financial sector to assist in the decision-making process. It was found that management tools are used, and that the budget is prepared by the accountant, together with the general management and managers, as well as the adoption of ABC costing. Accountability is carried out for internal users. It was verified that the accountant has an important participation in the management of schools A and B, with his professional opinion and knowledge of costs, legislation and the schools themselves.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-04-23T23:40:53Z No. of bitstreams: 1 LSN23042020.pdf: 9970499 bytes, checksum: fc7cff60051af9db81576dc754ceb327 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-23T23:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSN23042020.pdf: 9970499 bytes, checksum: fc7cff60051af9db81576dc754ceb327 (MD5) Previous issue date: 2019-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInformação contábilpt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleContribuição do contador em entidades do terceiro setor: um estudo de caso em escola de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Victoria Puntriano Zuniga de-
dc.description.resumoEste estudo objetiva verificar a contribuição que o profissional contábil pode desempenhar na gestão de duas escolas escolhidas na cidade de João Pessoa/PB, e o papel da informação contábil no processo de gestão dessas escolas, além de identificar se os gestores baseiam o processo decisório nas informações geradas pela contabilidade. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, com dois objetos de estudo, uma instituição filantrópica financiadora (A) e outra que é totalmente financiada por esta (B). A coleta de dados foi realizada mediante uma pesquisa documental, quantitativa e qualitativa com aplicação de questionário com perguntas mistas com o contador responsável e os gestores. O questionário utilizado é uma adaptação de dois questionários de duas dissertações de mestrado, de Oliveira (2007) e Oliveira (2009). Verificou-se que as informações geradas pela contabilidade são utilizadas, juntamente com outros relatórios gerados pelo setor financeiro para auxiliar no processo de tomada de decisão. Constatou que são utilizadas ferramentas gerenciais, e que o orçamento é elaborado pelo contador, conjuntamente com a diretoria geral e gestores, bem como a adoção do custeio ABC. A prestação de contas é realizada para os usuários internos. Foi verificado que o contador possui uma participação importante na gestão das escolas A e B, com sua opinião profissional e conhecimento em custos, legislação e das próprias escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSN23042020.pdf9,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.