Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAires, Daniel Avner Dôso De Farias-
dc.date.accessioned2020-04-24T00:56:37Z-
dc.date.available2019-10-02-
dc.date.available2020-04-24T00:56:37Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17311-
dc.description.abstractAlthough the financing instruments of education, provided for in the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education, aim at a more balanced distribution of resources for investment in education, the presented values of cost per student are divergent. Thus, the objective of the research was to analyze the influence of tax capacity and population of municipalities on the cost per student. The sample consisted of 206 municipalities of Paraíba, in 2016, 2017 and 2018. The econometric model used was the panel data regression technique. The conclusion of the research was that both tax collection and population significantly influence the value of the cost per student of the municipalities, and the tax capacity has a direct relationship with this cost and the population an inverse relationship. The contribution of this paper is to demonstrate potentially determining factors in the unit value of students from the municipal elementary school of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-04-24T00:56:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DADFA23042020.pdf: 961685 bytes, checksum: 17922403375afbe63965c10924b41745 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-24T00:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DADFA23042020.pdf: 961685 bytes, checksum: 17922403375afbe63965c10924b41745 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArrecadação Tributáriapt_BR
dc.subjectCusto por Alunopt_BR
dc.subjectInvestimento em Educaçãopt_BR
dc.titleFinanciamento da educação e os fatores que influenciam o custo por aluno nos municípios paraibanospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Dimas Barreto-
dc.creator.Lattes09669608406pt_BR
dc.creator.Lattes09669608406pt_BR
dc.description.resumoApesar dos instrumentos de financiamento da educação, previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, terem como objetivo uma distribuição mais equilibrada de recursos para investimento em educação, os valores apresentados de custo por aluno mostram-se divergentes. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar a influência da capacidade tributária e da população dos municípios no custo por aluno. A amostra foi composta por 206 municípios da Paraíba, nos anos de 2016, 2017 e 2018. O modelo econométrico utilizado foi a técnica de regressão com dados em painel. A conclusão da pesquisa foi que tanto a arrecadação tributária como a população influenciam, significativamente, o valor do custo por aluno dos municípios, sendo que a capacidade tributária possui uma relação direta com esse custo e a população uma relação inversa. A contribuição deste trabalho é demonstrar fatores potencialmente determinantes no valor unitário dos alunos da rede municipal de Ensino Fundamental da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DADFA23042020.pdf939,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons