Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Cássia Naellen Tavares-
dc.date.accessioned2020-04-29T19:42:20Z-
dc.date.available2020-04-13-
dc.date.available2020-04-29T19:42:20Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17353-
dc.description.abstractThis study has as object of research the perception of undergraduate students in Accounting Sciences of the Federal University of Paraíba (UFPB) in relation to the teaching strategies of teachers, being the general objective to identify the most appropriate teaching strategies to facilitate learning in the classroom. The investigative study can be characterized as a survey research, occurring through a literature review- type bibliographic research, whose nature is quantitative and descriptive. The sample studied corresponds to 150 students, whose data collection instrument refers to the semi-structured questionnaire. The results show that, in the perception of the student body, the methodology is relevant for learning, and the expository class is the most used strategy in teaching practice and represents the methodology that most contributes to the students' learning. The data-show is the most recurrent didactic resource in the classes taught, however, the minority considers that this resource facilitates learning, because most point to the resolution of exercises with being the resource that contributes the most in this aspect. Inferring that the learning difficulties of the students are related to the absence of more dynamic and motivating methodologies, whose teacher-student relationship represents a positive aspect to the quality of the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-04-29T19:42:20Z No. of bitstreams: 1 CNTD29042020.pdf: 919158 bytes, checksum: 3a621843ae4da4cc29a7e898611908b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T19:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CNTD29042020.pdf: 919158 bytes, checksum: 3a621843ae4da4cc29a7e898611908b5 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectGraduandospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleA percepção dos discentes em relação às estratégias de ensino-aprendizagem na prática docente: uma investigação no curso de Ciências Contábeis da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto de pesquisa a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação às estratégias de ensino dos docentes, com o objetivo geral de identificar as estratégias de ensino mais adequadas para facilitar o aprendizado em sala de aula. O estudo investigativo pode ser caracterizado como sendo uma pesquisa survey, ocorrendo por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, cuja natureza é quantitativa e descritiva. A amostra pesquisada corresponde a 150 discentes, cujo instrumento de coleta de dados remete ao questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam que, na percepção do corpo discente, a metodologia é relevante para o aprendizado, sendo que a aula expositiva é a estratégia mais utilizada na prática docente e representa a metodologia que mais contribui para o aprendizado dos alunos. O datashow é o recurso didático mais recorrente nas aulas ministradas, porém, a minoria considera que esse recurso facilita o aprendizado, pois, a maioria aponta a resolução de exercícios como sendo o recurso que mais contribui nesse aspecto. Inferindo que as dificuldades de aprendizado dos alunos estão relacionadas a ausência de metodologias mais dinâmicas e motivadoras, cuja relação professor-aluno representa um aspecto positivo à qualidade do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNTD29042020.pdf897,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.