Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudimar Andrews Batista Alves da-
dc.date.accessioned2020-04-29T19:50:55Z-
dc.date.available2020-04-13-
dc.date.available2020-04-29T19:50:55Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17354-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze whether the principles and standards of internal controls are being used correctly within state public entities. The research in question was classified as qualitative. As for data collection and treatment, methodological studies by Costa (2019), Santos (2016) and Teixeira (2008) were used as a basis, where there were analyzes regarding risk and control management and internal control in a public organization, as well as their importance in the management of the entity. In Section 4, in the analysis of results, it was found that a significant number of 31 respondents were received through a questionnaire, within the perspective that Internal Control is practiced properly within a public administration body, the questions were related to the rules governing the Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) 2017, as well as the lines of defense, which are part of the Internal Control Primer of the Court of Auditors of the State of Paraíba. The results obtained from the present research were as follows: with regard to control activities, it can be said that, information on management, rules and control guidelines are disclosed to most employees of the agency, there is generally a segregation of functions , reconciliation, analysis of reports, manual of policies and procedures in each sector, as it was also observed that the majority of respondents do not have in-depth knowledge regarding the components and principles of the 2017 Integrated Framework, highlighting to the three components of the COSO structure - Risk and Culture Governance, Strategy and definition of objectives and Performance, discussed in section 4.3 in the comparative analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-04-29T19:50:55Z No. of bitstreams: 1 CABAS29042020.pdf: 1307232 bytes, checksum: 027390ea30ab712b24ea108ec1ee1156 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T19:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CABAS29042020.pdf: 1307232 bytes, checksum: 027390ea30ab712b24ea108ec1ee1156 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectControle Internopt_BR
dc.subjectCOSOpt_BR
dc.subjectControladoria Geral do Estadopt_BR
dc.titleSistema de controle interno: um estudo na Controladoria Geral do Estado da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Echternacht, Tiago Henrique de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo buscou avaliar a utilização do controle interno na Controladoria Geral do Estado, localizada em João Pessoa - Paraíba. A pesquisa em questão se classificou como qualitativa. Já para coleta e tratamento dos dados foram utilizados como base os estudos metodológicos de forma aplicada de Costa (2019), Santos (2016) e Teixeira (2008), onde houve análises quanto o gerenciamento de risco e controle e o controle interno em uma organização pública, bem como sua importância na gestão da entidade. Na Seção 4, na análise de resultados, apurou- se o recebimento de um número significativo de 31 respondentes mediante questionário, dentro da perspectiva de que o Controle Interno é praticado de forma adequada dentro de um órgão da administração pública, as perguntas foram relacionadas com as normas que regem o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) 2017, bem como as linhas de defesa, estas que fazem parte da Cartilha de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Os resultados obtidos da presente pesquisa foram o seguinte: com relação às atividades de controle pode-se afirmar que as informações sobre a gestão, normas e diretrizes de controle são divulgadas a maioria dos servidores do órgão, existe de um modo geral segregação de funções, conciliação, análise de relatórios, manual de políticas e procedimentos em cada setor, como também foi observado que a maioria dos respondentes não possuem conhecimentos aprofundados referentes aos componentes e princípios da Estrutura Integrada (Framework) de 2017, com destaque aos três componentes da estrutura do COSO - Governança de Risco e Cultura, Estratégia e definição de objetivos e Desempenho, abordados na sessão 4.3 na análise comparativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABAS29042020.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.