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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17358
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Deysenara Ribeiro de-
dc.date.accessioned2020-04-29T20:17:19Z-
dc.date.available2019-12-02-
dc.date.available2020-04-29T20:17:19Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17358-
dc.description.abstractDue to the constant changes in the national and international economic scenario, business organizations have been demanding qualified professionals with technical skills to work in the labor market. In this context, in order to make sure that the accounting professional is qualified and legally qualified to work in the labor market, the Federal Accounting Council (CFC) Sufficiency Exam, created by Federal Law No. 12,249 / 2010 as a requirement for legal action in the labor market. Considering the obligation of the exam, this study aimed to examine the performance of Brazilian students of the Accounting Science Course in the Sufficiency Exam from 2011 to 2019. In order to answer this question we used descriptive, documentary research and approach. for data analysis. The study data were extracted exclusively from the Sufficiency Examination statistical reports, available on the CFC portal. The results show that the Southern and Southeastern States presented, in the period from 2011 to 2019, the highest percentages of approved by State. The content of Legislation and Professional Ethics and the content of Accounting Expert presented the best performance by the candidates. The contents of Principles and Norms, Accounting Theory, Financial Mathematics and Statistics present the worst performance by the candidates. It is noticed that the percentage of failing in the exam has increased in recent years, which requires a reflection by all involved, the probable causes of these results, since the Exam addresses basic content in order to enable accounting professionals. to work in the job market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-04-29T20:17:19Z No. of bitstreams: 1 DRS29042020.pdf: 1382740 bytes, checksum: 33b10f5ea8dc4b987a12cebdf7d16c48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T20:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRS29042020.pdf: 1382740 bytes, checksum: 33b10f5ea8dc4b987a12cebdf7d16c48 (MD5) Previous issue date: 2019-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectConselho Federal de Contabilidadept_BR
dc.subjectExame de suficiênciapt_BR
dc.titleDesempenho dos discentes brasileiros do curso de Ciências Contábeis no exame de suficiência: uma análise de 2011 a 2019pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoEm virtude das constantes mudanças no cenário econômico nacional e internacional, as organizações empresariais têm demandado por profissionais qualificados e com competências técnicas para atuação no mercado de trabalho. Nesse contexto, a fim de certifica-se de que o profissional contábil está qualificado e legalmente habilitado para atuar no mercado de trabalho, foi criado o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), regulamentado pela Lei Federal n.º 12.249/2010 como requisito para atuação legal no mercado de trabalho. Tendo em vista a obrigatoriedade do exame, este estudo teve como objetivo examinar o desempenho dos discentes brasileiros do Curso de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência no período de 2011 a 2019. A fim de responder essa questão utilizou-se pesquisa descritiva, documental e abordagem quantitativa para análise dos dados. Os dados do estudo foram extraídos, exclusivamente, dos relatórios estatísticos do Exame de Suficiência, disponíveis no portal do CFC. Os resultados demonstram que os Estados da Região Sul e da Região Sudeste apresentaram, no período de 2011 a 2019, os maiores percentuais de aprovados por Estado. O conteúdo de Legislação e Ética Profissional e o conteúdo de Perícia Contábil apresentaram o melhor desempenho pelos candidatos. Os conteúdos de Princípios e Normas, Teoria da Contabilidade, Matemática Financeira e Estatística apresentam o pior desempenho pelos candidatos. Percebe-se que o percentual de reprovados no exame tem aumentado nos últimos anos, o que demanda uma reflexão por parte de todos os envolvidos, das prováveis causas desses resultados, uma vez que o Exame aborda conteúdos básicos com o objetivo de habilitar os profissionais contábeis para atuarem no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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