Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValero, Isadora Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2020-04-30T22:50:32Z-
dc.date.available2020-03-31-
dc.date.available2020-04-30T22:50:32Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17370-
dc.description.abstractThe objective of the present work was to analyze the topic of financial education at school level, as to its applicability and development in the curriculum of the teaching units, covering the age group of children and young people. The theme is justified by the notorious gap that exists in society as to the domain and relationship with Financial Education, and by the fact that it is directly linked to the development of society. Researches corroborate this educational deficit, as well as the reduced quantity of actions developed with the financial stamp, be it in the public or private sector. During the research, authors were willing to explain the importance of financial education, as well as the continuous assistance that should occur on the part of family members and schools, in terms of financial literacy in childhood. As a result of the research, it was pointed out and corroborated by means of questionnaires submitted to teachers of state, municipal, federal and private teaching networks, that financial education is a subject that must be approached with greater emphasis, both in the childhood phase and in its entire development. The sample of educators, who were willing to be contributors to the survey, totaled 30 respondents. The conclusion is that there is a need for greater incentives for the application of financial education in childhood, as well as the development in 2020 of the introductions of the discipline in the classroom, thus allowing for the assistance of interdisciplinarity in schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-04-30T22:50:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICFV30042020.pdf: 327865 bytes, checksum: e7a0a956e4a909d8991a462f60f6e029 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-30T22:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICFV30042020.pdf: 327865 bytes, checksum: e7a0a956e4a909d8991a462f60f6e029 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIncentivos Educacionaispt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectFinanças na infânciapt_BR
dc.titleEducação financeira na infância: uma análise sobre a interdisciplinaridade da educação financeira na base curricular das escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.description.resumoO presente trabalho deteve como objetivo a análise sobre tema de educação financeira no âmbito escolar, quanto a sua aplicabilidade e desenvolvimento na grade curricular das unidades de ensino, abrangendo a faixa etária de alunos infantil e infanto-juvenil. O tema possui sua justificativa pela notória lacuna existente na sociedade quanto ao domínio e relação com a Educação Financeira, e pelo fato dela está diretamente ligada ao desenvolvimento da sociedade. Pesquisas corroboram esse déficit educacional, como também o reduzido quantitativo de ações desenvolvidas com o cunho financeiro, seja no setor público ou privado. No decorrer da pesquisa foram dispostos autores que fundamentam a importância da educação financeira, assim como o auxílio contínuo que deve ocorrer por parte dos familiares e das escolas, quanto da alfabetização financeira na infância. A amostra de educadores, que se dispusera a serem contribuintes da pesquisa, totalizaram 30 respondentes. Como resultado da pesquisa, foi apontado e corroborado por meio de questionários submetidos a professores das redes estaduais, municipais, federais e privadas de ensino, que a educação financeira é um tema que deve ser abordado com maior ênfase, tanto na fase da infância, como também em todo o seu desenvolvimento. Conclui-se a necessidade de maiores incentivos quanto a aplicação da educação financeira na infância, assim como o desenvolvimento no ano de 2020 da introdução da disciplina em sala de aula, permitindo assim o auxílio da interdisciplinaridade nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICFV30042020.pdf320,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons