Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Matheus Eduardo Oriente-
dc.date.accessioned2020-05-04T18:10:16Z-
dc.date.available2020-04-13-
dc.date.available2020-05-04T18:10:16Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17385-
dc.description.abstractThere are several possibilities and opportunities for short, medium and long-term financial investments through the financial market, making financial management a mechanism for generating personal wealth. The objective of this study is to identify the knowledge of students in the Accounting Sciences course at Universidade Federal da Paraíba (UFPB) regarding the financial market. In the data collection, an online questionnaire was applied through the “google forms”, then the physical questionnaires were applied in the classrooms in the morning and night shifts with the students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Paraíba, which was the main source of data collection, which added to the questionnaires applied electronically constituted a total sample of 126 students. The results point to a lack of knowledge about the financial market by the students and a well-divided investor profile, with the majority containing an aggressive investor profile, showing preference for investments in shares and stock funds, a low familiarity with certain types of financial investments and the main channel as a source of information, the internet.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-05-04T18:10:16Z No. of bitstreams: 1 MEOA04052020.pdf: 788433 bytes, checksum: 3542a3a4077b77486c54af0420b78960 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-04T18:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEOA04052020.pdf: 788433 bytes, checksum: 3542a3a4077b77486c54af0420b78960 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectInvestidorpt_BR
dc.subjectPerfil de investidorpt_BR
dc.subjectAtivo financeiropt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba sobre o mercado financeiro brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Lucas Nogueira Cabral de-
dc.description.resumoExistem diversas possibilidades e oportunidades de investimentos financeiros de curto, médio e longo prazo por meio do Mercado Financeiro, tornando a administração financeira um mecanismo para geração de riqueza pessoal. O objetivo deste estudo é identificar o conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quanto ao mercado financeiro. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário online por meio do “Google Forms”, em seguida, foram aplicados os questionários físicos nas salas de aulas nos turnos matutino e noturno, com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, que foi a principal fonte de coleta de dados, que somados aos questionários aplicados por meio eletrônico constituíram uma amostra total de 126 alunos. Os resultados apontam carência de conhecimento sobre o mercado financeiro por parte dos alunos e um perfil de investidor bem dividido, com a maioria contendo um perfil de investidor agressivo, exibindo preferência por investimentos em ações e fundos de ações, uma baixa familiaridade com determinados tipos de investimentos financeiros e o principal canal como fonte de informação, a internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEOA04052020.pdf769,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.