Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17387Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Nathália Emille de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2020-05-04T18:17:56Z | - |
| dc.date.available | 2020-04-13 | - |
| dc.date.available | 2020-05-04T18:17:56Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17387 | - |
| dc.description.abstract | The cities develop exponentially at all times, and with this development, urban mobility needs assistance to adapt to the new strategies proposed in the places. With the concept of Smart Cities, it is possible to understand the trend of modern cities, which is to connect technology and infrastructure, in order to positively impact the citizens of that location. The issue of urban mobility related to public bus transport was the main focus of this research. When connecting the public transport bus and technology, we arrive at the electronic ticketing system (ETS). This multi-module system seeks to bring automation to internal controls and speed up the collection process within the collective. Noting that relationship, this research aimed to analyze the use of technology in public transport and its means of payment, in João Pessoa, according to the perception of academics from the Center for Applied Social Sciences at Campus I, UFPB. The survey was carried out through a structured questionnaire, in which the user's perception of public transport was verified; the technologies he uses, related to this; and its possible acceptance of new payment technologies. As for the respondents' perception of public transport, they demonstrate that they aim for a better quality, than what is being made available. The results indicate that users would use the new payment technologies, pointing out practicality as an advantage. However, because most respondents are students, they point out that the disadvantage of this adoption is the loss of the half-pass benefit, which is a student's right. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-05-04T18:17:56Z No. of bitstreams: 1 NESO04052020.pdf: 2241393 bytes, checksum: 2f1d149e15f1af5a6a0388ae975f2d55 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-04T18:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NESO04052020.pdf: 2241393 bytes, checksum: 2f1d149e15f1af5a6a0388ae975f2d55 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| dc.subject | Transporte público ônibus | pt_BR |
| dc.subject | Meios de pagamento | pt_BR |
| dc.title | A utilização da tecnologia no transporte público e nos seus meios de pagamentos: uma percepção dos discentes do CCSA - UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Echternacht, Tiago Henrique de Souza | - |
| dc.description.resumo | As cidades se desenvolvem exponencialmente a todo momento, e com esse desenvolvimento, a mobilidade urbana necessita de um auxílio para adaptar-se às novas estratégias propostas nos lugares. Com o conceito das Smart Cities, é possível entender a tendência das cidades modernas, que é conectar tecnologia e infraestrutura, de modo a impactar positivamente os cidadãos daquela localidade. A questão da mobilidade urbana, relacionada ao transporte público ônibus, foi o foco principal desta pesquisa. Ao realizar a conexão do transporte público ônibus e tecnologia, chegou-se ao sistema de bilhetagem eletrônica (SBE). Este sistema com multi-módulos, busca trazer automação dos controles internos e agilidade no processo de arrecadação dentro do coletivo. Constatando esta relação, esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização da tecnologia no transporte público e nos seus meios de pagamentos, em João Pessoa, de acordo com a percepção de acadêmicos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus I, da UFPB. O levantamento foi realizado por meio de um questionário estruturado, onde foi verificada a percepção do usuário sobre o transporte público; as tecnologias que ele utiliza, relacionadas a este; e a sua possível aceitação de novas tecnologias de pagamento. Quanto à percepção dos respondentes sobre o transporte público, eles demonstram que almejam uma qualidade melhor, da que está sendo disponibilizada. Os resultados apontam que os usuários utilizariam as novas tecnologias de pagamento, apontando como vantagem, a praticidade. Porém, devido grande parte dos respondentes ser composta por estudantes, eles destacam como a desvantagem desta adoção a perda do benefício da meia passagem, que é um direito do estudante. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NESO04052020.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
