Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Pâmella Lourenço do-
dc.date.accessioned2020-05-04T18:24:50Z-
dc.date.available2020-04-02-
dc.date.available2020-05-04T18:24:50Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17388-
dc.description.abstractThis study has as objective analyze if the fact to work in a financial institution impact in the employees’ financial education of credit cooperatives in the Northeast. It was a descriptive kind of research, data survey and quantitative approach. The research was realized through a questionnaire divided into four blocks, to respondents’ profile definition and analysis of financial life. Using objective questions and a sample of 304 individuals, sent by electronic address, with the aid of Google’ tool formulary. The results from the research show thatthe employees performed a position satisfactory over the management oftheir resources, 40,50% can pay their expenses as well as go shopping and 32,20% besides pay their expenses can invest the rest. Concerning the employees, 15,50% resistance to financial applications, as well as 54,90% prefer savings account and application in fixed rent. The majority of interviewed are of female sex with the age group between 21 and 30 years old and 32,60% hold high level education. In relation to expenditure personal control, it was possible to identify that the majority, 53,60%, lists all costs and income in a spreadsheet and analyze data frequently. On the basis of the financial planning an attendance based on income and costs with leftovers planning where 37,50% has this habit. And 23,15% understands how an important item to the financial planning keep up monthly costs and income. In the face of these results, employees may be considered financially educated, proving that the experience acquired daily in the work contributes to a financial education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-05-04T18:24:50Z No. of bitstreams: 1 PLN04052020.pdf: 384611 bytes, checksum: a6ca5a23b5c6d1bc5e9550806db1afdc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-04T18:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLN04052020.pdf: 384611 bytes, checksum: a6ca5a23b5c6d1bc5e9550806db1afdc (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.subjectPersonal financespt_BR
dc.titleEducação financeira: uma análise das práticas financeiras dos colaboradores das cooperativas de crédito do Nordestept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo analisar se o fato de trabalhar em uma instituição financeira impacta na educação financeira dos colaboradores das cooperativas de crédito do Nordeste. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento e com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa por meio de questionário dividido em quatro blocos, para definição do perfil dos respondentes e análise da vida financeira. Com questões objetivas e uma amostra de 304 indivíduos, enviado via endereço eletrônico, com auxílio da ferramenta de Formulário do Google. Os resultados da pesquisa mostraram que os colaboradores apresentaram uma postura satisfatória quanto à gestão dos seus recursos, 40,50% conseguem pagar suas despesas bem como fazer compras diversas e 32,20% além de pagar as despesas conseguem investir o restante. Dos colaboradores 15,50% apresentaram resistência para aplicações financeiras, bem como 54,90% tiveram preferência por poupança e aplicação em renda fixa. Maior parte dos entrevistados foram do sexo feminino com faixa etária entre 21 a 30 anos e 32,60% possuíam ensino superior completo. Em relação ao controle de gastos pessoais, foi possível identificar que a maior parte, 53,60%, anota todos os gastos e receitas em uma planilha e analisa os dados com frequência. Tendo como base para o planejamento financeiro um acompanhamento baseado em consideração das receitas e despesas com planejamento de sobras onde 37,50% tem este hábito. E 23,15% entendem como item importante para o planejamento financeiro acompanhar mensalmente as despesas e receitas. Diante dos resultados obtidos nessa pesquisa, os colaboradores podem ser considerados educados financeiramente, comprovando que a experiência adquirida diariamente no trabalho contribui para uma educação financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLN04052020.pdf375,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.