Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Vinícius Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-06T13:26:37Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06 | - |
dc.date.available | 2020-05-06T13:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17413 | - |
dc.description.abstract | Since practitioners of any sport need to correctly execute their motor abilities to have a good performance in the game, this case study of transverse and mixed methods approach aimed to investigate the efficiency of Acceptance and Overcoming the Motor Error (AOME) method by futsal players’ perception. Semi-structured interviews were conducted and analyzed through male futsal players’ (n=3) speeches from the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), identifying characteristics by absolute frequency, mean and standard deviation. The method was applied by Physical Education students from UFPB using images and physical activities practiced twice a week for two weeks during 44 minutes on average. The players were right-footed (n=1) and left-footed (n=2), 20.3 years old on average (±1.6) and all in the autonomous stage of ball control. The results suggested that participants promptly accepted their motor errors and there were improvements in the trained skill with no negative aspects of the method declared by the subjects. Therefore, accordingly to the player's perception, the AOME method effectively promoted the correct performance of the researched skill and can be seen as a viable option to improve motor abilities in futsal practitioners. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-06T13:26:37Z No. of bitstreams: 1 VSA26062019 - ARTIGO.pdf: 946743 bytes, checksum: ac8212c08a4cff81f1b67cbdf69ea75c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-06T13:26:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSA26062019 - ARTIGO.pdf: 946743 bytes, checksum: ac8212c08a4cff81f1b67cbdf69ea75c (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Aceitação superação do erro motor de praticantes de futsal masculino da UFPB | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Aceitação e superação do erro motor de praticantes de futsal masculino da UFPB | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Visto que praticantes de qualquer esporte precisam executar corretamente habilidades motoras para terem um bom desempenho, este estudo de caso transversal de abordagem mista objetivou investigar a eficácia do método Aceitação e Superação do Erro Motor/ASEM por meio da percepção de praticantes de futsal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas mediante uso da análise do discurso de praticantes (n=3) do time de futsal masculino da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, identificando-se características por frequência absoluta, média e desvio padrão. O método foi aplicado por graduandos do curso de Educação Física da UFPB recorrendo à utilização de imagens e emprego do método em dois encontros por semana durante duas semanas, com 44 minutos por sessão, em média. Os praticantes eram destros (n=1) e canhotos (n=2), com média de idade de 20,3 anos (± 1,6), todos no estágio autônomo de aprendizagem na habilidade dominar. Os resultados sugeriram que o erro motor foi prontamente aceito e que houve aperfeiçoamento da habilidade trabalhada, sem nenhum aspecto negativo do método apontado. Conclui-se, de acordo com a percepção dos praticantes, que o método ASEM demonstrou ter sido eficaz, promovendo o desempenho correto da habilidade pesquisada e constituindo-se como opção viável para o aperfeiçoamento de habilidades motoras no futsal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VSA26062019 - ARTIGO.pdf | 924,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.