Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValclécia, Bezerra Soares-
dc.date.accessioned2020-05-09T14:48:09Z-
dc.date.available2020-05-09-
dc.date.available2020-05-09T14:48:09Z-
dc.date.issued2020-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17431-
dc.description.abstractLaw nº 11.645/08 inserted in the curriculum of National Basic Education, public and private, the mandatory teaching of Indigenous History and Culture. Starting from the challenges to law enforcement and considering each school subject possibilities, the present work focuses its analysis on high school and aims to understand contributions and limitations of Sociology for the effectiveness of the law in question. For this, we started from the survey and analysis of the normative documents influenced by the law’s approval, emphasizing the National Textbook Program (NTP) of 2012, 2015 and 2018, four Sociology books published before law’s approval and three Sociology textbooks approved in NTP editions after the law. After that, were presented a number of initiatives that support other teachers, both in terms of teacher training, as in teaching indigenous themes in basic education classrooms. Based on the comprehension of what is expected from high school and how Indigenous History and Culture teaching should take place in Brazil, we attempted to understand the forms indigenous populations are represented and to what extent the contents collaborate with the implementation of law 11.645/08. The results show a progress at the indigenous thematic insertion on books and an effort to present them positively, however, it is still possible to observe the predominance of images that resort to stereotypes and the necessity to expand ethnic diversity discussion. There is a recurrence of middle-west indigenous images and an absence of both images and contents about indigenous from other regions. Based on the results indicated above, we conclude that dialogue between academic production and basic education is necessary, such as teaching materials, review of the information about indigenous people disseminated throughout the history, literature and reproduced by schools through teaching materials. We noted the advance regarding the insertion of knowledge about indigenous populations, but as we made it clear throughout this work, beyond the obligatoriness, it is necessary to evaluate the content of the informations, “what” and “how” these informations are handled in classrooms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ccs ufpb (ccs@cchla.ufpb.br) on 2020-05-09T14:48:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2019.2 LIC VALCLÉCIA SOARES MATERIAS DIDÁTICAS.pdf: 5709828 bytes, checksum: 36411f82d3c85c15da5e719a1ecc4ecc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-09T14:48:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2019.2 LIC VALCLÉCIA SOARES MATERIAS DIDÁTICAS.pdf: 5709828 bytes, checksum: 36411f82d3c85c15da5e719a1ecc4ecc (MD5) Previous issue date: 2020-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIndigenouspt_BR
dc.titleA construção do indígena nos materiais didáticos de Sociologia r ealizações e desafíos.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rita de Cassia Melo-
dc.description.resumoA lei nº11.645/08 inseriu n o currículo da Educação Básica Nacional, publica e privada, a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Indígena. Partindo dos desafíos para aplicação da lei e considerando as possibilidades de cada disciplina escola r o presente trabalho centra sua an á lise no Ensino Médio e tem como objetivo compreender as contribuições e limitações da Sociologia para efetivação da lei em questão. Para isso, partimos do levantamento e estudo dos documentos normativos influenciados pela aprovação da lei, com ênfase no Programa Nacional do Livro Didático ( de 2012, 20 15 e 2018, quatro livros de Sociologia publicados antes da aprovação da lei e na an á lise de três exemplares de livros di dáticos de Sociologia aprovados nas edições do PNLD posterior a lei. Em seguida apresentamos um conjunto de iniciativas que servem de subsídio para os professores, tanto no que diz respeito a formação docente, quanto no ensino da temática indígena em sala de aula na educação básica. A partir da compreensão do que se espera do Ensino Médio e como deve acontecer o ensino da História e cultura Indígena no Brasil, buscamos nos três exemplares do livro de Sociologia compreender as formas de representação das pop ulações indígenas e em que medida os conteúdos colaboram com a efetivação da lei 11.645/08. Os resultados nos mostram um avanço na inserção da temática indígena nos livros e um esforço para apresentá los de forma positiva, no entanto, ainda é possível obse rvar a predominância de image ns que recorrem a esteriótipos e necessidade de ampliar a discussão sobre a diversidade étn ica. Há uma recorrência de imagens d e indígenas do Centro Oeste e uma ausência tanto de imagens quantos conteúdos sobre indígenas de outras regiões. Partindo dos resultados apontados, concluímos que é necessário um diálogo entre as produções académicas e a educação básicas, assim como com os materiais didáticos, revisão dos informações sobre os povos indígenas disseminadas pela história, literatura e reproduzidas pela escola por meio de materiais didáticos. Constatamos que há uma avanço quanto a inserção de conhecimentos sobre os povos indígenas, mas como deixamos claro durante esse trabalho, para além da obrigatoriedade é n ecessário avaliar o teor dos conteúdos, “o que” e “ essas informações são trabalhadas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019.2 LIC VALCLÉCIA SOARES MATERIAS DIDÁTICAS.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons