Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17439
Tipo: TCC
Título: A UNIVERSIDADE E AS MULHERES NO SÉCULO XXI: AS DÁDIVAS TROCADAS
Autor(es): Cunha, Ozivaldia de Souza
Primeiro Orientador: Gonçalves, Alícia Ferreira
Resumo: Esta pesquisa compreende a colocação da mulher em todos os campos de atuação da sociedade como um meio gerador de igualdade de gênero e autonomia. Com isso, compreende que existem novos papéis sociais assumidos pelas mulheres do século XXI a serem estudados. Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo geral observar como se dá a relação entre a Universidade e essa mulher, matriculada no curso de graduação de ciências sociais, entre os anos de 2006 e 2016 pelo viés da Teoria da Dádiva de Marcel Mauss. Com o intuito de identificar o que a Universidade oferece para essa mulher; o que essa mulher oferece à Universidade; como ocorrem as trocas durante a dinâmica da relação; e apontar quais são os resultados dessa troca para a sociedade. Para isso foram realizadas entrevistas no período de Novembro de 2019 e Fevereiro de 2020 com dez mulheres com idades entre 51 e 72 anos. Como resultado alcançado, dentre outras questões, observou-se que o olhar (no sentido de ter compreensão sobre algo) da mulher nessa idade e a forma como ela o direciona, coordena boa parte dessa troca estudada.
Abstract: This research comprises the placement of women in all fields of activity of society as a means of generating gender equality and autonomy. With this, it understands that there are new social roles assumed by the women of the 21st century to be studied. Therefore, this research has the general objective of observing the relationship between the University and this woman, enrolled in the undergraduate course in social sciences, between the years 2006 and 2016 through the bias of The Gift Theory by Marcel Mauss. In order to identify what the University offers to this woman; what this woman offers to the University; how exchanges occur during the dynamics of the relationship; and point out what the results of this exchange are for society. For this, interviews were conducted in the period of November 2019 and February 2020 with ten women aged between 51 and 72 years. As a result, among other issues, it was observed that the look (in the sense of understanding about something) of the woman at this age and the way she directs him, coordinates a good part of this studied exchange.
Palavras-chave: Gift Theory
Education
21st Century Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17439
Data do documento: 17-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019.2 BAC OZIVALDA CUNHA UNIVERSIDADE E MULHERES.pdf819,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons