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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Andréa Wanessa Ferraro Morais de-
dc.date.accessioned2020-05-11T14:13:14Z-
dc.date.available2020-02-02-
dc.date.available2020-05-11T14:13:14Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17441-
dc.description.abstractThe front lines of the martial bands have been growing and developing more and more in the city of João Pessoa. As an artistic manifestation and element of popular culture, it is inserted in the school context commonly as an extracurricular activity. Professionals who act as choreographers in schools need to prepare students with body and artistic work for the demands of movements performed in choreography. Given this, the objective of the present study investigated the methodological processes employed by the frontline choreographers of the marching bands. This is a descriptive study with a qualitative approach. The sample consisted of three graduates of the Physical Education course, who act as choreographers of the Martial Bands in João Pessoa. The variables investigated were: the class structuring methods; the processes of choreographic composition; the training systems used by Physical Education professionals and the conditions of physical and material structures. These were described by an interview script prepared by the researcher and a class observation journal. All bioethical procedures were followed according to the Resolution 466/12 of the National Health Council and the data analyzed qualitatively through content analysis. From the analysis it was possible to understand how and gives the methodological approaches used by the physical education professionals in the frontline classes of the Martial Bands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-11T14:13:14Z No. of bitstreams: 1 AWFMM17022020.pdf: 2670430 bytes, checksum: a2a2e04bdf1669a47c1480f1e4f25557 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-11T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AWFMM17022020.pdf: 2670430 bytes, checksum: a2a2e04bdf1669a47c1480f1e4f25557 (MD5) Previous issue date: 2019-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinha de frentept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectBandas marciaispt_BR
dc.titleAs linhas de frente das bandas marciais nas escolas do município de João Pessoa: perspectivas para a Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831217338328302 Endereçopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831217338328302 Endereçopt_BR
dc.description.resumoAs linhas de frente das bandas marciais vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais na cidade de João Pessoa. Como manifestação artística e elemento da cultura popular, está inserida no contexto escolar comumente como atividade extracurricular. Os profissionais que atuam como coreógrafos nas escolas precisam preparar os alunos com um trabalho corporal e artístico para as demandas dos movimentos realizados nas coreografias. Diante disto, o objetivo do presente estudo investigou os processos metodológicos empregados pelos coreógrafos das linhas de frente das bandas marciais. Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por três graduados do curso de Educação Física, que atuam como coreógrafos das Bandas Marciais na cidade João Pessoa. As variáveis investigadas foram: os métodos de estruturação das aulas; os processos de composição coreográfica; os sistemas de treinamentos utilizados pelos profissionais de Educação Física e as condições de estruturas físicas e materiais. Os quais foram descritos por um roteiro de entrevista elaborado pelo pesquisador e um diário de observação das aulas. Todos os tramites bioéticos foram seguidos conforme a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e os dados analisados de forma qualitativa através de análise de conteúdo. A partir das análises foi possível compreender como se dá as abordagens metodológicas utilizadas pelos profissionais de educação física nas aulas das linhas de frente das Bandas Marciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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