Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Michel Ferreira-
dc.date.accessioned2020-05-13T20:13:24Z-
dc.date.available2020-05-13-
dc.date.available2020-05-13T20:13:24Z-
dc.date.issued2020-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17469-
dc.description.abstractThe video class is a method of displaying content in a systematic way, which is widely used by students who have not consolidated their learning during class about certain content. In addition, its use in expository classes with an experimental focus in schools that do not have laboratories or adequate space for carrying out experimental activities becomes potential. The present work aims to investigate the use of video as a didactic resource for Chemistry classes, in addition to the production of two videos in order to analyze the perspective and conception of basic education teachers about the theme of using this resource in the learning of experimental chemistry. To this end, two videos were produced, the first simulating an experimental class with alkali metals reacting with water, the other about a demonstration experiment of Acid Rain developed during participation in the PIBID project (Institutional Project for Teaching Initiation Scholarships). This research was carried out with 7 Chemistry teachers who teach in public schools. The short films were recorded following a specific guide for video production. As questionnaires, two questionnaires were used, the first on the teachers' diagnosis and previous knowledge about the theme of videos and the second with the aim of evaluating and analyzing the videos produced as a potentializing element in the teaching of experimental chemistry. With the results obtained, it was observed that all the planning, production and application of the videos were carried out and completed effectively. From the analysis of the answers obtained in the diagnostic questionnaire and previous knowledge, it was possible to conclude that for all 7 teachers evaluated, the video facilitates and encourages learning in experimental chemistry and commented that they will use this tool more frequently in the teaching-learning process. In the responses to the second questionnaire on the evaluation and analysis of the video, it was evident that all teachers approved the two videos regarding language, sound, image, environment, background music and that the content / subject of chemical reactions through the experiments was understood , motivating them to watch the short films. Thus, it is concluded that the use of video as a potentializing element presenting an experimental chemistry class was efficient and that the teachers liked the short films produced a lot.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-05-13T20:13:24Z No. of bitstreams: 1 MFM13052020.pdf: 1073140 bytes, checksum: 14d790acdb3fc3ce051a337222587a3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-13T20:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFM13052020.pdf: 1073140 bytes, checksum: 14d790acdb3fc3ce051a337222587a3a (MD5) Previous issue date: 2020-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVídeoaulas de químicapt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.subjectQuímica experimentalpt_BR
dc.titlePlanejamento e produção de vídeos como ferramenta didática no ensino de química experimentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoO vídeoaula é uma modalidade de exposição de conteúdos de forma sistematizada muito utilizada pelo aluno que não consolidou a aprendizagem durante a aula sobre determinado conteúdo. Além disso, torna-se potencial seu uso em aulas expositivas com enfoque experimental em escolas que não possuem laboratórios ou espaço adequado para a realização de atividades experimentais. O presente trabalho tem como objetivo investigar a uso de vídeo como recurso didático para aulas de Química, além da produção de dois vídeos com a finalidade de analisar a perspectiva e concepção dos professores da educação básica a cerca da temática de utilização desse recurso na aprendizagem de química experimental. Para tal, foram produzidos dois vídeos, sendo o primeiro simulando uma aula experimental com metais alcalinos reagindo com a água, outro sobre um experimento demonstrativo da Chuva Ácida elaborado durante a participação no projeto PIBID (Projeto Institucional de Bolsas de iniciação à Docência). Essa pesquisa foi realizada com 7 professores de Química que lecionam em escolas públicas. Os curtas-metragens foram gravados seguindo um guia especifico para produção de vídeos. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados dois questionários, sendo o primeiro sobre o diagnostico e conhecimentos prévios dos professores a cerca da temática de vídeos e o segundo com o objetivo de avaliar e analisar os vídeos produzidos como elemento potencializador no ensino de química experimental. Com os resultados obtidos, foi observado que todo o planejamento, produção e a aplicação dos vídeos foram executados e concluídos de maneira eficaz. A partir da análise das respostas obtidas no questionário diagnóstico e conhecimentos prévios foi possível concluir que para todos os 7 professores avaliados o vídeo facilita e incentiva a aprendizagem em Química experimental e comentaram que irão utilizar com mais frequência essa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Nas respostas do segundo questionário sobre a avaliação e análise do vídeo, ficou evidente que todos os professores aprovaram os dois vídeos quanto à linguagem, som, imagem, ambiente, musica de fundo e que o conteúdo/assunto de reações químicas através dos experimentos foi compreendido, motivando-os a assistirem os curtametragens. Sendo assim, conclui-se que a utilização do vídeo como elemento potencializador apresentando uma aula de química experimental foi eficiente e que os professores gostaram bastante dos curtas-metragens produzidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqQuímica experimentalpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFM13052020.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.