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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17472
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ewerton Eduardo Macena de-
dc.date.accessioned2020-05-14T13:05:59Z-
dc.date.available2019-05-16-
dc.date.available2020-05-14T13:05:59Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17472-
dc.description.abstractThe present case study of a mixed-method approach with a cross-sectional design aimed to analyze the perception of futsal practitioners about the provision of participatory feedback, as well as prescriptive and descriptive feedback during the application of the Acceptance and Overcoming Motor Error (AOME) method, focusing on the motor skill to pass. Practitioners of the women's futsal team at the Federal University of Paraíba were interviewed (semi-structured interview), performing discourse analysis and using absolute frequency, mean and standard deviation in order to facilitate the identification of researched characteristics. The sample (n = 3; 22 years old, SD ± 0) was composed of right-handed practitioners who were in the cognitive (n = 2) and associative (n = 1) stages of learning motor skills. During the applied activities (40 min. average per session) prescriptive and descriptive feedback was provided before the participative feedback, which was applied only if the motor error persisted. The results suggested that practitioners readily accepted their motor error, were able to assimilate the skill transfer in training and in games and the feedback provided during the ASEM method contributed to the performance improvement. It was concluded that the provision of feedback contributed to the improvement of each practitioner's performance, including games, and participatory feedback, for the first time studied, showed that practitioners considered further what was being done by offering an additional understanding that the other types of feedback could not provide.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-14T13:05:58Z No. of bitstreams: 1 EEMA16052019 - ARTIGO.pdf: 271254 bytes, checksum: ef1180b69a38cccca38aea75ee7c051a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-14T13:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EEMA16052019 - ARTIGO.pdf: 271254 bytes, checksum: ef1180b69a38cccca38aea75ee7c051a (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofPercepção de praticantes do time de futsal feminino da UFPB sobre o fornecimento de feedback no método ASEMpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.titlePercepção de praticantes do time de futsal feminino da UFPB sobre o fornecimento de feedback no método ASEMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo de caso de abordagem mista com delineamento transversal teve por objetivo analisar a percepção de praticantes de futsal sobre o fornecimento de feedback participativo, além do conhecimento de desempenho prescritivo e descritivo, durante aplicação do método Aceitação e Superação do Erro Motor/ASEM com foco na habilidade motora passar. Praticantes do time de futsal feminino da Universidade Federal da Paraíba foram entrevistadas (entrevista semiestruturada), posteriormente realizando-se análise do discurso e utilizando-se frequência absoluta, média e desvio padrão com o intuito de facilitar a identificação de outras características pesquisadas. A amostra (n=3; 22 anos, ±0) foi composta por praticantes destras que se encontravam no estágio cognitivo (n=2) e associativo (n=1) de aprendizagem de habilidades motoras. No decorrer das atividades aplicadas (média de 40min. por sessão) foram inicialmente fornecidos o conhecimento de desempenho prescritivo e descritivo antes de ter sido fornecido o feedback participativo, este último somente aplicado quando o erro motor persistia. Os resultados indicaram que as praticantes aceitaram prontamente seu erro motor, assimilaram a transferência de aprendizagem tanto nos treinos quanto nos jogos e que o feedback fornecido durante o emprego do método ASEM contribuiu para a melhoria do desempenho motor. Conclui-se que o fornecimento de feedback contribuiu para a melhoria da performance de cada praticante, inclusive nos jogos e o feedback participativo, pela primeira vez estudado, indicou ter proporcionado que as praticantes considerassem ainda mais o que estava sendo desempenhado ofertando uma compreensão adicional que os outros tipos de feedback não puderam fornecer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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