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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vanusa Virgínia da-
dc.date.accessioned2020-05-18T19:12:53Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2020-05-18T19:12:53Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17480-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-05-18T19:12:53Z No. of bitstreams: 1 VVS18052020.pdf: 533380 bytes, checksum: 460242349e1b3b6ed7c39b0617ee16f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-18T19:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VVS18052020.pdf: 533380 bytes, checksum: 460242349e1b3b6ed7c39b0617ee16f7 (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectContexto organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleSatisfação no trabalho e contexto organizacional: estudo sobre o relacionamento em uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Flávio Perazzo Barbosa-
dc.description.resumoNo âmbito da gestão de pessoas, o ambiente de trabalho deve ser objeto de análise pelos gestores, visto que as mudanças podem influenciar, tanto de forma positiva como de forma negativa, a instituição e os colaboradores. O presente artigo explorou o contexto de trabalho, conforme as suas três dimensões Condições de Trabalho – CT, Organização do Trabalho – OT, Relações Socioprofissionais – RS. O objetivo foi verificar as dimensões do contexto organizacional que influenciam a satisfação no trabalho. Para isso, adotou-se uma perspectiva exploratória-descritiva de natureza quantitativa. Aplicou-se questionário estruturado com perguntas fechadas aos servidores da Coordenação de Processos de Gestão de Pessoas – CPGP, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, para caracterizar o perfil dos respondentes e realizar a mensuração por meio da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT. As três dimensões foram analisadas, sendo o resultado mais positivo para as RS, seguido das CT e da OT e todas se apresentaram como preditoras da Satisfação no Trabalho. Entretanto diante da análise dos construtos quanto à correlação e também pela regressão múltipla, as RS se comportaram como as mais significativas, ou seja, quanto melhores as RS maior o potencial de influenciar a satisfação no trabalho. Com base nisso, sugere-se uma contínua análise do contexto organizacional da instituição a fim de melhorar os fatores que provocam insatisfações. Ou seja, trabalhar aspectos considerados críticos ou graves de acordo com os itens mensurados para aumentar a satisfação dos servidores. Afinal, um maior grau satisfação no ambiente de trabalho é importante para que as pessoas sintam bem-estar, possam inspirar melhorias no contexto organizacional e os processos de trabalho sejam aperfeiçoados, gerando benefícios tanto aos servidores como para a instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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