Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Adriano Pereira do-
dc.date.accessioned2020-05-20T05:54:54Z-
dc.date.available2020-05-20-
dc.date.available2020-05-20T05:54:54Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17493-
dc.description.abstractBearing in mind that understanding biology and all its scientific words is a challenge that lasts over time and makes many students unable to fully absorb this teaching properly, research on this aspect in order to verify the main difficulties of students on the scientific vocabulary used in biology. For that, it was necessary to dialogue with the teacher to understand his position in this regard, and then carry out a survey with the students about their possible difficulties, which culminates in the elaboration of a virtual glossary after the data analysis. To this end, the research was carried out in three high school classes, namely: 1st, 2nd and 3rd years of a state school in the city of Remígio in the state of Paraíba at the beginning of the 2020 school year. The research was exploratory with a qualitative and quantitative approach carried out in three stages: 1- Dialogue with the teacher; 2- Application of questionnaires with students; 3- Preparation of the virtual glossary and dissemination of the website. The responses were analyzed and quantified according to the frequency in which they were cited. In view of the results, it was observed that students have difficulties in understanding the scientific words in the teaching of biology and that they also do not know their meanings. But, nevertheless, they make use of annotations of the words they do not understand to carry out research through the internet and answer their doubts. In addition, it was found that the use of images and videos are tools of fundamental importance for learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Welânio Lima (juquenha@gmail.com) on 2020-05-20T05:54:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APN20052020-MB236.pdf: 1942241 bytes, checksum: 5dbb2798746d2de29b23c98e9ecbc044 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-20T05:54:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APN20052020-MB236.pdf: 1942241 bytes, checksum: 5dbb2798746d2de29b23c98e9ecbc044 (MD5) Previous issue date: 2020-04-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem.pt_BR
dc.subjectEnsino de ciências.pt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino médio.pt_BR
dc.titleO vocabulário científico no ensino de Biologia: um instrumento facilitador para aprendizagem.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Andreia de Sousa-
dc.description.resumoTendo em vista que entender a biologia e todos os seus vocábulos científicos é um desafio que perdura ao longo do tempo e faz com que muitos alunos não consigam absorver totalmente esse ensino de maneira adequada, pesquisa-se sobre esse aspecto com o objetivo de verificar as principais dificuldades dos alunos sobre o vocabulário científico utilizado na biologia. Para tanto, foi necessário dialogar com o professor para entender seu posicionamento a esse respeito, para depois realizar levantamento junto aos alunos sobre suas possíveis dificuldades, o que culmina com a elaboração de um glossário virtual posteriormente à análise dos dados. Para tal, realizou-se a pesquisa em três turmas do ensino médio, sendo elas: 1o, 2o e 3o anos de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Remígio no estado da Paraíba no início do ano letivo de 2020. O caráter da pesquisa foi exploratório com uma abordagem quali- quantitativa efetuada em três etapas: 1- Diálogo com o professor; 2- Aplicação de questionários com os alunos; 3- Elaboração do glossário virtual e divulgação da página da internet. As respostas foram analisadas e quantificadas de acordo com a frequência em que foram citadas. Diante dos resultados, observou-se que os alunos têm dificuldades em compreender os vocábulos científicos no ensino da biologia e que também desconhecem os seus significados. Mas, no entanto, fazem uso de anotações das palavras que não compreendem para realizar pesquisas através da internet e tirar suas dúvidas. Além disso, constatou-se que o uso das imagens e dos vídeos são ferramentas de fundamental importância para a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APN20052020-MB236.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons