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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17540
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, André Victor de França-
dc.date.accessioned2020-05-26T21:37:49Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2020-05-26T21:37:49Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17540-
dc.description.abstractThis article will talk about urban mobility in the municipality of João Pessoa, with the main objective of reflecting on the current conditions of the municipality of João Pessoa, based on a survey of data on the safety, quality, comprehensiveness and cost of different modes of transport: individual transport (automobiles and motorcycles), the means of public transport (bus transportation) and the transport, in addition to considering modal integration between the latter two. In it, a contextualization of urban mobility in Brazilian cities will be carried out based on a historical basis: the regulatory framework for mobility and the process of road traffic. It will also be shown some national and international models of mobility plans adopted by other cities to base, comparatively, the model adopted by João Pessoa. Another contextualization sought refers to the State of Paraíba and the municipality of João Pessoa regarding traffic, increase of the fleet, accident rate, expenses, management aspects besides the programs developed by the capital. And finally, it will be commented on the process of Urban Dismobility occurred by the intense growth of the fleet of private automobiles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-05-26T21:37:49Z No. of bitstreams: 1 AVFS26052020.pdf: 675324 bytes, checksum: b89e3e5f1be566853bc31ea5941eeab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-26T21:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AVFS26052020.pdf: 675324 bytes, checksum: b89e3e5f1be566853bc31ea5941eeab4 (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDesmobilidade urbanapt_BR
dc.subjectModais de transportept_BR
dc.subjectIntegração modalpt_BR
dc.subjectJoão Pessoapt_BR
dc.titleContextualização da mobilidade urbana no município de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Vanderson Gonçalves-
dc.description.resumoEste artigo tratará sobre a mobilidade urbana no município de João Pessoa com o objetivo principal de realizar uma reflexão quanto as condições atuais do município de João Pessoa, a partir de um levantamento de dados quanto à segurança, à qualidade, abrangência e ao custo dos diferentes modais de transporte: o transporte individual (automóveis e motocicletas), o meio rodoviário de locomoção coletiva (transporte realizado por ônibus) e o modal ferroviário de transporte, além de considerar a integração modal entre os dois últimos. Nele será realizada uma contextualização da mobilidade urbana nas cidades brasileiras a partir de uma base histórica de como se deu: o marco regulatório da mobilidade e o processo de rodoviarização do trânsito. Serão mostrados, também, alguns modelos nacionais e internacionais de planos de mobilidade adotados por outras cidades de modo a embasar, comparativamente, o modelo adotado por João Pessoa. Outra contextualização buscada refere-se ao Estado da Paraíba e o município de João Pessoa quanto ao trânsito, aumento da frota, índice de acidentes, gastos, aspectos de gestão além dos programas desenvolvidos pela capital. E, por último, será comentado sobre o processo de Desmobilidade Urbana ocorrido pelo intenso crescimento da frota de automóveis particulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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