Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Felipe Moreira de-
dc.date.accessioned2020-05-27T14:12:59Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-05-27T14:12:59Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17546-
dc.description.abstractPhysical inactivity is a worrying factor for teenagers in the entire world population. Having qualified spaces and materials for physical activity is important for the health of adolescents, as a way to increase physical activity, especially in the school context. The aim of the present study was to analyze the relationship between the characteristics of school infrastructure for physical activity and the level of physical activity in students of João Pessoa. This is a cross-sectional epidemiological study using data from PeNSE (2015 edition), collected between April and September 2015, of students enrolled in the 9th grade of elementary school. Sociodemographic characteristics, physical activity practice, characteristics of schools and infrastructure for physical activity were used. It was found that students who studied in schools that have courts, materials, locker room and internal games had greater participation in physical education classes and with a longer duration of these classes. The presence of court and locker room in conditions of use is associated with the accomplishment of at least 300 minutes of weekly physical activity of the students. It was concluded that the presence of court, materials for physical activity practice and locker room under conditions of use, as well as the presence of school actions for physical activity contributes to higher levels of physical activity of schoolchildren.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-27T14:12:59Z No. of bitstreams: 1 FMJ13022020.pdf: 981956 bytes, checksum: f552c6ae7fd5295873439ab593c20046 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-27T14:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMJ13022020.pdf: 981956 bytes, checksum: f552c6ae7fd5295873439ab593c20046 (MD5) Previous issue date: 2019-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectInfraestrutura escolarpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleCaracterísticas da infraestrutura da escola e prática de atividade física em escolares de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias Júnior, José Cazuza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1285629988639260pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1285629988639260pt_BR
dc.description.resumoA inatividade física é um fator preocupante para adolescentes em toda população mundial. Possuir espaços e materiais adequados para prática de atividade física é importante para a saúde dos adolescentes como uma forma de aumentar a atividade física, sobretudo no contexto escolar. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre as características da infraestrutura da escola para prática de atividade física e o nível de atividade física em escolares de João Pessoa. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal, utilizando os dados da PeNSE (edição 2015), coletados entre Abril e Setembro de 2015, de escolares matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Foram utilizadas variáveis características sociodemográficas, prática de atividade física, características das escolas e infraestrutura para prática de atividades físicas. Verificou-se que os escolares que estudaram em escolas que possuem quadras, materiais, vestiário em condições de uso e jogos internos apresentaram maior participação em aulas de educação física e com uma maior duração de tempo destas aulas. A presença de quadra e vestiário em condições de uso está associada com a realização de pelo menos 300 minutos de atividades físicas semanais dos escolares. Conclui-se que a presença de quadra, materiais para prática de atividade física e vestiário em condições de uso, assim como a presença de ações escolares para pratica de atividades físicas contribui para maiores níveis de atividades físicas de escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMJ13022020.pdf958,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.